sexta-feira, 14/02/2003

Exemplos de projetos em escolas estaduais da região que deram certo

O interior Paulista possui inúmeras escolas que apresentam projetos diversificados voltados para todas as disciplinas. As Escolas Estaduais Benjamin Constant, Carlos Alberto de Oliveira e Oswaldo Ranazzi das regiões de […]

O interior Paulista possui inúmeras escolas que apresentam projetos diversificados voltados para todas as disciplinas. As Escolas Estaduais Benjamin Constant, Carlos Alberto de Oliveira e Oswaldo Ranazzi das regiões de Presidente Prudente e Assis são alguns destes exemplos.

EE Benjamin Constant

Com o objetivo de salvar animais silvestres das queimadas dos canaviais alunos da EE Benjamin Constant, no município de Osvaldo Cruz, monitorados pelo professor Lucinei Euzébio, desenvolveram o projeto ecológico “ Ecofrequência”, vencedor do Prêmio Wessel de Ciências, realizado em dezembro de 2002 no auditório do Palácio dos Bandeirantes.

Segundo Lucinei, muitos canaviais são plantados à beira das matas, e os animais em busca de alimentos adentram as plantações e morrem com as queimadas. Para solucionar o problema o grupo inventou um equipamento com freqüência sonora adequada, que expulsa os animais das matas antes de começarem as queimadas. A eficiência do aparelho foi comprovada por muitas experiências, assim a escola resolveu concorrer ao Prêmio Conrado Wessel. Com a vitória, a unidade recebeu 50 mil reais, o professor um lap- top e cada aluno um  computador.

Os Participantes do Ecofrequência esperam que o Projeto seja adotado por empresas de álcool que se preocupam com a preservação ambiental.

EE Carlos Alberto de Oliveira

A EE Carlos Alberto de Oliveira, da Diretoria de Ensino de Assis, ofereceu entre os dias 06 e 10 de janeiro a alunos de 5ª e 6ª séries um curso que abrangeu língua inglesa, música, arte, socialização e princípios cristãos. As aulas foram desenvolvidas por um grupo de 11 norte-americanos em parceria com a Igreja Presbiteriana Independente do Jardim Paulista.

As ações com os temas, “A Criação”, “Davi e Golias” , “Poder de Jesus” e “Ressurreição de Jesus”, foram distribuídas em quatro dias de estudo. Após cada apresentação eram realizadas atividades esportivas, artísticas e musicais, baseadas nos temas trabalhados.

Segundo a Direção da Escola, o grupo de instrutores americanos se preparou durante um ano para vir a Assis desenvolver o trabalho. Neste período o contato com o grupo residente em diferentes cidades dos Estados Unidos, todas satélites de Washington era  realizado por e-mail.

De acordo com a Diretoria de Ensino de Assis o trabalho foi bem aceito por pais de alunos que participaram das atividades e pela comunidade que espera a volta dos americanos em 2004 para dar continuidade ao projeto.

EE Profº Oswaldo Ranazzi

Através da iniciativa da Professora Elza Alecrim Gregório, em 1999 a EE Profº Oswaldo Ranazzi, da diretoria de Ensino de Santo Anastácio, desenvolveu o projeto “Um Pote de Ouro no Fim do Arco-Íris”. O objetivo da ação foi auxiliar  alunos do Ensino Médio, com  dificuldades na linguagem e interpretação de livros contemporâneo ou clássicos, no ingresso a concursos públicos e vestibulares.

O Projeto cresce a cada ano, e no momento envolve as disciplinas de Educação Artística, Geografia e História sendo desenvolvido com base num intenso trabalho de leitura e interpretação que possibilita aos alunos a manifestação de opiniões e a reflexão sobre situações de textos conotativos, ou de linguagem literária.

De acordo com professores da escola, os alunos que participam do programa, apresentam melhoria no desempenho do SARESP e alguns ingressam em Universidades Públicas e Particulares reconhecidas