• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/02/2019
Ensino Fundamental

Feira da Imunidade e da Vacina do Instituto Butantan explica em detalhes como as vacinas protegem o corpo

As atividades vão acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro

O Instituto Butantan promove, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a primeira Feira da Imunidade e da Vacina, que acontecerá nas dependências da instituição. Com entrada franca, a feira conta com atividades interativas para todas as idades, que ensinam a importância da vacinação e como as vacinas conseguem nos proteger contra vírus e bactérias que poderiam levar à morte.

De acordo com Mônica Teixeira, assessora da diretoria do Instituto Butantan, a ideia de montar o evento veio em decorrência do aumento de pessoas que decidem não se vacinar, principalmente por causa de fake news como a de que a vacinação poderia provocar autismo, ou de que o mercúrio presente em algumas formulações poderia comprometer seriamente a saúde. Essas informações não têm embasamento científico algum.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu que a maior emergência de saúde pública é a não vacinação. Isso está acontecendo em várias partes do mundo e resulta no reaparecimento de doenças”, preocupa-se.

Por essa razão, Mônica conta que, pelo fato de o Instituto Butantan ter uma história longa na prevenção de doenças por meio da vacinação, a instituição decidiu fazer uma feira que, ao mesmo passo que divulgasse informações científicas e esclarecimento para a população, pudesse ser algo interativo e divertido.

O resultado desse esforço pode ser conferido no final de semana do dia 23 e 24 de fevereiro, no Instituto Butantan.

“Uma feira dessas – dentro de um instituto centenário com o Instituto Butantan – tem um marco muito grande, pois traz a população para dentro da instituição, para explicar o que é imunidade, o que são as vacinas, como funcionam as barreiras do corpo, o sistema imune e as nossas células de defesa”, explica o primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Renato Kfouri.

“Além do desenvolvimento científico das vacinas, da comunidade científica e médica discutindo imunização, de nada isso adianta se a população não entender os benefícios e o valor das vacinas. Então, a aproximação entre a comunidade – que se beneficiará das vacinas – e a ciência é fundamental, e inclusive serve de experiência para aqueles que lidam com comunicação e produção, para que eles entendam as dúvidas, as inseguranças e principalmente as dificuldades que temos de atingir as coberturas vacinais”.

Interatividade

“O Instituto montou uma tenda que tem praticamente o tamanho de um campo de futebol, com 11 atividades, todas com o foco na imunidade e vacina”, explica ela. “Tem atividade para crianças pequenas, adolescentes e adultos”.

A maioria das atividades serão interativas. “Na entrada de feira, por exemplo, vamos cercar o caminho com imagens da pele e mucosas, que são os artifícios que o organismo tem para impedir que vírus, micróbios e parasitas entrem no corpo. Mostraremos esse primeiro sistema de defesa”, conta ela.

A partir do momento que o visitante adentrar o local, ele se deparará com duas paredes de escalada, em que as trilhas representam o sistema linfático do organismo. “Terão os órgãos do sistema linfático, os vasos linfáticos, já que é o sistema mais atuante no ponto de vista da nossa imunidade”, detalha Mônica.

Depois, haverá uma tenda que representa o funcionamento de uma célula. “Será como um iglu, em que o visitante deita e assiste a um vídeo sobre o que tem dentro de uma célula”, explica.

Cerca de 70 monitores fantasiados de leucócitos –células responsáveis pela proteção do organismo contra agentes externos – vão acompanhar os visitantes durante todo o tour, que também contará com microscópios para que as pessoas vejam como realmente é uma célula sanguínea, além de painéis e objetos que explicam como o sistema imune funciona, como as vacinas são produzidas e quais são os benefícios da imunização.

Nos dois dias da feira, especialistas da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) debaterão com o público os mitos e verdades sobre a vacinação.

Crianças menores poderão participar também de uma peça de teatro sobre a proteção das vacinas, enquanto os maiores podem conhecer a história, contada por atores que representarão o papel de Vital Brasil, fundador do Instituto Butantan, e Artur Neiva, diretor do Serviço Sanitário Estadual de São Paulo no início do século passado, sobre a epidemia de peste bubônica e gripe espanhola que assolou São Paulo há mais de cem anos.

Serviço

Feira da Imunidade e da Vacina

Dias 23 e 24 de fevereiro de 2019

Das 10h às 16h

Local: Heliponto (gramado) do Instituto Butantan

Av. Vital Brasil, 1500

Todas as atividades da feira são gratuitas

Os museus do Instituto Butantan abrem normalmente durante a feira