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terça-feira, 18/10/2016
Boas Práticas

Foco na aprendizagem e aperfeiçoamento de resultados coloca escola entre as melhores do Ideb

E.E. Estudante Edinaldo Aparecido Salles atingiu percentual 6,7 e ultrapassou projeção para 2015

As práticas pedagógicas realizadas nos Anos Iniciais da E.E. Estudante Edinaldo Aparecido Salles, em Atibaia, são sinais visíveis do resultado positivo que recai sobre os alunos dos Anos Finais. De acordo com resultado recente sobre a educação básica no Brasil, divulgado pelo Ideb, a escola atingiu o percentual 6,7 e ultrapassou a projeção de 2015 para o Ciclo.

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A coordenadora dos Anos Iniciais, Debora Birochi Antunes, explica que o Currículo Oficial do Estado é tratado de forma integral na escola. Nos Anos Iniciais, são explorados de forma efetiva os recursos do Ler e Escrever e do EMAI.  “Garantimos todas as modalidades organizativas e as sequencias didáticas”, explicou.

De acordo com Debora, os projetos pontuais realizados na escola para a educação básica, como Sacola Literária, em que os alunos levam publicações para casa, para ler com a ajuda dos pais, a Jornada da Matemática e a Leitura Compartilhada auxiliam no desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Estas ações, realizadas nos Anos Iniciais, portanto, têm continuidade nos Anos Finais. “Aqui as crianças leem ao menos um livro por bimestre. Nenhum aluno sai do primeiro ciclo sem ter explorado ao máximo suas habilidades”, explicou a coordenadora dos Anos Finais, Patricia Monzani.

Para garantir os resultados positivos das atividades, os docentes são responsáveis por realizar acompanhamento constante da evolução dos alunos com ajuda de simulados e avaliações internas e externas. “Nós fazemos o levantamento de todas as habilidades não atingidas nessas avaliações e junto com os professores elaboramos os planos de intervenção, em que todas as disciplinas ficam responsáveis por trabalhar essas habilidades e sanar as dificuldades dos alunos”, disse a coordenadora.

Constantemente, os estudantes que encontraram dificuldades apostam em atendimento individualizado, feito pela diretora e também pelos coordenadores, para fortalecer as áreas de maior defasagem.

De acordo com a diretora, Silvia Maria Scochotte, o fato de não haver índice de evasão na escola também é indicador para o bom desempenho dos estudantes.

Silvia destaca ainda que o diferencial da escola é a interação e o bom relacionamento entre a equipe da escola. “O foco da equipe é no resultado do desempenho dos alunos. Essa integração é bastante importante, porque todos sabem do seu papel na aprendizagem e o resultado disso a longo prazo”, disse.