• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/09/2002
Últimas Notícias

Fórum discute a retomada da Educação Física de 1ª a 4ª série na rede estadual ministrada por educadores físicos

Medida será implantada a partir do ano letivo de 2003 com uma adequação no programa educacional da disciplina. Fórum dará início ao programa de capacitação dos professores. Em uma iniciativa […]

Medida será implantada a partir do ano letivo de 2003 com uma adequação no programa educacional da disciplina. Fórum dará início ao programa de capacitação dos professores.

Em uma iniciativa pioneira, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, no Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca (SP), o I Fórum de Educação Física Escolar. O evento tem como objetivo apresentar aos educadores físicos da rede a retomada, a partir de 2003, da Educação Física de 1ª a 4ª série ministrada por estes profissionais – o que hoje não acontece -, porém com uma reorganização e adequação do processo metodológico. O Fórum também dará início ao programa de capacitação que será oferecido aos educadores físicos da rede.

A Secretaria da Educação formou recentemente uma comissão composta por renomados educadores da rede pública estadual e privada de ensino, além de representantes de algumas entidades atuantes na área, a fim de desenvolver uma nova proposta educacional para a Educação Física Escolar Pública. Ou seja, reformular o atual programa, porém dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Assim, realizará entre o final de 2002 e o início de 2003 cursos presenciais de capacitação com os 9.980 professores de educação física da rede, além de teleconferências e mais um Fórum, para que a nova metodologia formulada seja aplicada a partir do próximo ano letivo.

“Apenas 1,2% da população brasileira pratica exercícios físicos e 300 mil pessoas morrem por ano no País por doenças decorrentes do sedentarismo”, afirma Fabio Saba, que é Mestre em Educação Física pela USP e Secretário Adjunto da Secretaria da Educação. Ele irá ministrar a palestra Aderência à prática de Atividade Física. Segundo o professor, alguns fatores como o histórico pessoal, grau de apreciação, conhecimento dos benefícios, auto-motivação, auto-eficácia, entre outros, levam as pessoas a se manter mais, menos ou não praticantes de atividades físicas. E a escola tem uma grande responsabilidade neste processo. “O professor de Educação Física deve transformar o momento da aula em um momento prazeroso, que tenha um alto grau de apreciação pelo aluno, para que ele reflita sobre a Educação Física de maneira positiva em sua adolescência e fase adulta. Sabemos que um indivíduo simpatizante pela atividade física irradia este gosto para pelo menos três pessoas. Então, se nós fizermos um trabalho competente com os 6.100 milhões de alunos da rede, estaremos atendendo cerca 24 milhões de pessoas”, afirma.

O professor Marco Garcia Neira, Mestre e Doutorando em Educação pela USP, irá ministrar a palestra A prática pedagógica da Educação Física para formar o cidadão. Segundo ele, as aulas de Educação Física desenvolvidas dentro da metodologia de ensino tradicional, que têm como objetivo o ensino dos esportes, não contemplam a totalidade do desenvolvimento de competências para a atuação cidadã. “A vida escolar é organizada pelo Projeto Pedagógico. Assim, a Educação Física deve deixar de estar de fora e passar a fazer parte desse trabalho que é comum, coletivo, participativo, aberto, democrático, fruto de pesquisas e fundamental para a formação”, afirma.

Sérgio Roberto Silveira, Mestre em Educação pela USP e professor de Educação Física da rede estadual de ensino público, participará do painel Educação Física Escolar – 1ª a 4ª série – Construindo caminhos e valorizando a docência. Ao falar sobre a importância da Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, o professor destaca que esta disciplina “é o componente curricular responsável pela socialização de conhecimentos sobre o movimento humano para que o aluno possa adaptar, interagir e transformar o meio em que vive sempre na busca de uma melhor qualidade de vida”. E completa: “a Educação Física é importante no currículo escolar pois colabora com o despertar e a ampliação de habilidades de leitura e interpretação do mundo em diferentes linguagens. Daí a necessidade de se implantar a Educação Física desde as séries iniciais do ensino fundamental, pois a formação das noções e conceitos tem início desde a entrada do aluno na escola”. Outro professor a participar deste painel é Laércio de Moura Jorge, coordenador de Educação Física de uma escola da rede particular de ensino. Ele aponta que para a Educação Física se consolidar nas séries iniciais, o professor da disciplina deve trabalhar em conjunto com os professores de sala de aula.

“Para que a Educação Física atinja suas finalidades, é primordial a participação do professor como agente da ação. Para isso, busca-se um profissional competente e principalmente consciente de suas responsabilidades, que procure constantemente o aperfeiçoamento pessoal e técnico-profissional”, afirma o professor Mauro Gomes de Mattos, Doutor em Educação e Mestre em Educação Física pela USP. Ele irá ministrar a palestra O papel do professor de educação física na rede pública durante o Fórum.

Confira a programação do I Fórum de Educação Física Escolar:

9h às 10h – Abertura Oficial do Fórum

Prof. Dr. Gabriel Chalita – Secretário de Estado da Educação

10h às 11h – Palestra

Tema: O papel do professor de educação física na rede pública

Prof. Dr. Mauro Gomes de Mattos – Mestre em Educação Física e Doutor em Educação (USP)

11h00 às 11h15 – Intervalo

11h15 às 12h – Palestra

Tema: A prática pedagógica da Educação Física para formar o cidadão

Prof. Ms. Marcos Garcia Neira – Mestre e Doutorando em Educação (USP) e Professor de Didática – FEUSP

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 14h30 – Depoimentos e Experiências Práticas

Tema: Educação Física Escolar – 1ª – 4ª séries – Construindo caminhos e valorizando a docência

Qual é a importância da Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental?

Qual é o caminho para se iniciar o trabalho?

Prof. Ms. Sérgio Roberto Silveira – Mestre em Educação (USP) e Professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino

Prof. Laércio de Moura Jorge – Coord. da Educação Física Escolar da Rede de Ensino Particular (CENPEC) e Professor de Educação Física da Rede Particular de Ensino

14h30 às 15h50 – Palestra

Tema: Educação Física Escolar de 1ª a 4ª série

Ensino Fundamental: Necessidades e Desafios

Prof. Dr. Go Tani – Pós-Doutorado em Educação Física e Psicologia – Universidade de Hiroshima e Universidade de Sheffield (Inglaterra) e Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte (USP)

15h50 às 16h20 – Intervalo

16h20 às 17h30 – Palestra

Tema: Aderência à prática de Atividade Física

Prof. Ms. Fabio Saba – Secretário Adjunto de Estado da Educação e Mestre em Educação Física (USP)

Serviço:

Fórum de Educação Física Escolar

Local: Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca

End.: Rua Frei Caneca, 569 – 5º and.

Horário: das 9h às 17h30