• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/12/2013
Pais e Alunos

Confira orientações da Defesa Civil para manter a casa segura durante as férias

Alunos podem fazer cadastro em jogo virtual da Educação, que orienta a prevenir acidentes domésticos

Alunos entre o 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual podem conferir orientações para férias seguras em um jogo virtual. O game gratuito “A Aventura” orienta a prevenir acidentes domésticos, enchentes e outras situações de risco de forma lúdica e divertida. No total, mais de 3 milhões de estudantes podem fazer o cadastro e participar.

– Confira aqui orientações para se proteger de enchentes e deslizamentos

O game foi desenvolvido pela Escola Virtual de Programas Educacionais  (Evesp), órgão da Secretaria, em parceria com a Defesa Civil. Os alunos que tiverem interesse podem fazer a inscrição e acessar o curso em forma de jogo neste link aqui. Para ter acesso ao jogo, basta o estudante digitar o RA (Registro do Aluno) no sistema.

No curso, os alunos atuam com um avatar, o personagem ‘Guto’, cuja missão é tornar seguros todos os ambientes virtuais, que reproduzem situações reais. São nove módulos e cada fase do jogo retrata um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva, construções próximas a encostas e uma casa com ‘armadilhas’, como panela de pressão mal utilizada, caixa d’água aberta e lixo jogado em local inadequado.

Para passar de fase é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar as comunidades sobre como evitar problemas. Em todas as etapas há premiações com medalhas indicando o aproveitamento e orientando como melhorar o rendimento. O estudante que cumpre todas as etapas recebe certificado.

“O jogo possui recursos modernos, linguagem atrativa e orienta a prevenir as principais ocorrências que acontecem em nosso Estado e que podem acontecer no período de férias, época de chuvas por exemplo”, afirma a coordenadora da Evesp, Ana Carolina Lafemina.

Sobre a Evesp

Na Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp), plataforma oferecida pela Secretaria da Educação, os alunos da rede estadual de ensino tem acesso a cursos online gratuitos sobre diferentes temas. Todas as novidades sobre inscrições podem ser conferidas aqui no Portal da Educação.

#album[2531]top#

https://www.youtube.com/watch?v=c9E6k-LFAyE