• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/02/2019
Ensino Fundamental

Game ajuda a identificar erros comuns da Língua Portuguesa

‘AlfaBeta Herói’ é gratuito e pode ser acessado no site do Ludo Educativo ou em celulares com sistema Android

Um vilão altera todas as palavras de placas e letreiros de uma cidade, mas ele mal sabe que no local vive a Alfa Heroína, que precisa da sua ajuda para detê-lo. Através do game AlfaBeta Herói, os alunos da rede podem complementar o aprendizado com mais um jogo educacional gratuito e interativo..

– Clique aqui e comece a jogar

Com a plataforma, os usuários podem identificar os erros mais comuns da Língua Portuguesa. Para isso, o jogador controla a Alfa Heroína, que tentará ativar seu Robô Gigante para corrigir todas as palavras que foram alteradas. O objetivo é fazer com o usuário identifique o erro e ligue as partes do robô que não estiverem danificadas.

A iniciativa foi desenvolvida pelo grupo Ludo Educativo, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O game conta com mais de 160 palavras em diversas categorias, com um ranking no site do Ludo Educativo. O sistema também tem versão para Android.

Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe é formada por designers, programadores e profissionais de audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Araraquara.