terça-feira, 19/01/2016
Evesp

Game da Educação traz dicas de prevenção de raios em ambientes abertos

Ferramenta criada em parceria com a Defesa Civil é indicada a alunos do Ensino Fundamental

O Estado de São Paulo é uma das regiões brasileiras com maior incidência de raios. E para ajudar na prevenção de acidentes como esses, principalmente no verão, a Educação paulista mantém no ar o game Defesa Civil – A Aventura. Livre, gratuito e voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o jogo reúne mais de 100 desafios em áreas de zonas urbanas e rurais. A cada etapa, o jogador acumula medalhas.

Clique aqui e acesse o game Defesa Civil – A Aventura

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Quem conduz a brincadeira educativa é o guia chamado “Guto”. A tarefa dele é apontar as situações de perigo e auxiliar os estudantes a encontrar as melhores estratégias para resolver os problemas. No caso de raios e trovões, o jogador aprende quais são os lugares mais seguros e os que devem ser evitados, os objetos que mais conduzem energia e a quem pedir socorro.

Além dos cenários de ambiente aberto – como praias e rios – o game traz, ainda, espaços que precisam de atenção redobrada no período de chuvas fortes: as encostas. Excesso de lixo, casas em terrenos irregulares e ausência de rotas de fuga são algumas das situações apontadas e que merecem habilidade do aluno. Todo o conteúdo teve a supervisão técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Secretaria da Casa Militar.

Participe do game

Para participar do Defesa Civil – A Aventura, basta o interessado preencher o formulário de inscrição com nome e registro do aluno (R.A.). O game fica online 24 horas por dia no site da Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP) e pode ser acessado de qualquer computador. É necessária conexão com a internet para validar os pontos.