segunda-feira, 01/06/2015
Acessa Escola

Game interativo auxilia mais de 20 mil alunos em português e matemática

Ferramenta digital atende 225 mil estudantes com dificuldade de aprendizado

A Educação vai levar para mais 20 mil estudantes um novo material didático, virtual e que torna o estudo de Língua Portuguesa e Matemática mais interativo e dialoga com o universo da nova geração. Voltado aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio com dificuldade no aprendizado e indicado pelos professores, o reforço intitulado de Aventuras Currículo+ é feito com o apoio de uma ferramenta tecnológica, acessível de qualquer computador, que aumenta as estratégias de ensino da rede. Com a ampliação, já são 225 mil jovens que estudam com apoio da ferramenta.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O material do reforço propõe que cada participante ‘defenda’ o planeta Terra de uma invasão alienígena. Para isso, eles utilizam operações matemáticas – tais como sistema binário, frações, função, algoritmo e equação de 2º grau – e tópicos de gramática – regência, crase, concordância verbal e pronomes – para cumprir as missões e avançar. Ao final de cada fase, são produzidos relatórios que apontam os acertos e as dificuldades encontradas pelos estudantes.

As aulas ocorrem ao menos duas vezes por semana e são acompanhadas de perto por professores capacitados. O projeto começou em abril e agora chega às escolas de Tempo Integral. A indicação dos estudantes foi feita com base no desempenho nas provas do primeiro bimestre e na avaliação diagnóstica aplicada pela Educação no início do ano. A direção das escolas decide o melhor horário para as aulas extras: antes ou depois da grade regular, ou ainda no contraturno. O programa tem duração total de 10 semanas.

“A Secretaria utiliza a tecnologia como mecanismo para ampliar o contato dos nossos alunos com os estudos, em uma linguagem que dialoga com o universo dos jovens e promove maior participação em sala de aula, reforçando o papel de destaque do aluno e do professor no processo de aprendizado”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Reforço para o Enem

A Educação também oferece aos 415 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio um novo modelo de estudo online e preparatório para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desenvolvida em parceria com a empresa Geekie, a plataforma disponibiliza mais de 600 aulas de todas as disciplinas e áreas do conhecimento obrigatórias para o certame, apresentadas de forma interativa e personalizada.

A ferramenta cria um plano individual que indica exatamente os conteúdos necessários para estudo, a partir das informações preenchidas pelos alunos no cadastro. Saiba mais aqui.