segunda-feira, 04/09/2017
Ensino de Idiomas
A Escola Que Queremos

#GestãoDemocrática: São Carlos se reúne para escolher as propostas que representarão a região

Secretário Nalini esteve na abertura da reunião de onde saíram 15 ideias para a melhoria do projeto

Na última terça-feira (29), o secretário da Educação José Renato Nalini participou da reunião da Diretoria de Ensino de São Carlos que deu continuidade à Etapa Regional do projeto Gestão Democrática, que deve ser concluída em 13 de setembro. Até essa data, as DEs devem abastecer a Secretaria Escolar Digital com as 15 propostas que foram enviadas por suas escolas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A dirigente de ensino de São Carlos, Debora Gonzales Blanco esclarece que a equipe se encontrou algumas vezes nas escolas, de onde tiraram as propostas da comunidade, dos professores e dos vários segumentos, como alunos e funcionários, “e agora nós estamos reunidos com os gestores, que trouxeram as demandas que mais apareceram nas suas escolas. Nós vamos fazer uma reunião de estudo e vamos priorizar o que vai ser uma demanda para a região de São Carlos, e depois vamos também postar na Secretaria Digital”, finaliza.

Embora seja uma excelente forma de se trabalhar, o Gestão Democrática apresentou algumas dificuldades para ser implementado na região de São Carlos. Segundo Maria da Graça Zucchi Moraes, que é supervisora de ensino da DE São Carlos, “é difícil descontruir o modelo antigo, porque nós fomos educados nesse modelo. Então, para mudar, a gente tem que se policiar bastante. Temos que prestar muita atenção, porque, sem querer, muitas vezes, a gente pode praticar alguns atos autoritários”, esclarece. Mas, ela acrescenta que “hoje nós vemos que quanto mais essa gestão é compartilhada, com todos, com toda a comunidade escolar, ouvindo a opinião, as sugestões de todos, a gente pode chegar a ter muito mais sucesso do que aquele modelo. Porque aquele modelo hoje… ele não funciona mais”, completa.

O processo de escolha da Etapa Regional serve também para avaliar as propostas que se assemelham, a fim de que os textos se completem. Depois, a partir de 15 de setembro, cada escola deve acessar a Secretaria Escolar Digital com seu login e senha de administrador para votar em 10 pareceres que representarão a sua região (1 voto por escola). No final da etapa regional, 910 propostas seguirão para a etapa estadual, de onde sairá o texto do projeto que, caso seja aprovado pela Assembleia Legislativa, se tornará Lei.

O projeto ‘Gestão Democrática’

Criado em 2016, o grupo de trabalho da Secretaria da Educação do Estado tem como foco modernizar a legislação do Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres. A primeira ação foi a elaboração de um questionário aberto a estudantes, professores, família e servidores. Entre novembro e dezembro foram quase meio milhão de participantes.

Gestão democrática melhora aprendizagem

De acordo com a enquete de 2016, mais da metade (61%) dos participantes creditam à gestão democrática a melhora da aprendizagem dos alunos, enquanto 60% apontam a garantia da inclusão e o respeito às diferenças entre as pessoas. Na avaliação sobre o Conselho de Escola, 53% disseram que existente, funciona e representa a comunidade. Outros 58% afirmaram que os grêmios e os representantes de classe são convidados e participam das reuniões.

O espaço ocupado pelos grêmios também estava entre os itens da pesquisa. Segundo os ouvintes, 49% indicaram que os colegiados foram criados por iniciativa dos alunos. Na opinião de 43% dos participantes, as associações de pais e mestres têm um plano de trabalho claro e é discutido com a comunidade. Mais: 38% esclareceram que há troca de informações entre a APM, Grêmio e Conselho.

Legislação escolar será atualizada

As discussões locais serviram de base para as próximas fases: regional (atual fase) e estadual, prevista para os próximos meses. Após o período de debate e de consulta pública, as contribuições vão compor um novo projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa. Além disso, se aprovado o projeto, a Secretaria oferecerá cursos de formação continuada de professores, supervisores de ensino e equipes atentos às novas diretrizes.