• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/01/2013
Professores e Funcionários

Volta às aulas: confiram sugestões de atividades para os primeiros dias letivos

Acolhimento dos alunos e comunidade é destacado pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

No próximo dia 1º de fevereiro tem início mais um ano letivo nas escolas da rede estadual. Para que a volta às aulas seja um momento agradável para pais, alunos e professores, a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) preparou uma série de sugestões de atividades que podem ser realizadas nos primeiros dias de aulas.

Um dos pontos destacados pelo órgão é a recepção dos estudantes e seus responsáveis. A coordenadoria sugere que o acolhimento dos alunos seja feito pelos gestores e professores que os acompanharão ao longo do ano. Além disso, o órgão recomenda que seja feita uma reunião com os pais, logo no início do ano letivo, para uma conversa sobre o funcionamento da unidade. “A parceria com a comunidade e a recepção dos estudantes são fatores de extrema importância para o sucesso da escola”, afirma Maria Elizabete da Costa, coordenadora de Gestão da Educação Básica.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O documento elaborado pela coordenadoria traz ainda sugestões de atividades para cada disciplina e orientações especiais para as unidades de ensino integral. No entanto, a coordenadora do órgão esclarece que a definição da programação ficará a cargo das escolas. “É importante destacar que esse documento é orientador, no entanto, a escola tem autonomia para programar suas atividades, assim como aquelas que farão parte de seu planejamento escolar”, explica Maria Elizabete.

– Visualize aqui o documento no formato de livro virtual

– Faça aqui o download do arquivo em PDF

Planejamento Escolar

O órgão ainda preparou orientações para o Planejamento Escolar, que acontecerá em fevereiro. O documento, que foi elaborado por cada um dos centros da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, tem o objetivo de direcionar o trabalho de toda a equipe escolar ao longo de 2013. As sugestões podem ser conferidas aqui.