• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/02/2003
Últimas Notícias

Governo empreendedor inicia nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, seu secretariado e membros executivos iniciam este novo mandato, buscando construir uma relação direta e estratégica com as comunidades de cada […]

Nesta sexta-feira, o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, seu secretariado e membros executivos iniciam este novo mandato, buscando construir uma relação direta e estratégica com as comunidades de cada região do Estado, prestando contas e definindo ações prioritárias.

Para isso, usará o gerenciamento empreendedor, ou seja, serão realizados 14 fóruns- “São Paulo Governo Presente”- nas regiões administrativas do interior, quatro na região metropolitana de São Paulo, uma na Baixada Santista e uma na de Campinas. O objetivo é identificar as demandas locais e orientar os investimentos do governo e do setor privado. Esses eventos visam estreitar os contatos entre os municípios e o Estado, com a finalidade de estabelecer ações que harmonizem a visão estratégica.

A cidade de Presidente Prudente será a sede do primeiro encontro do programa, com realização dos fóruns que caracterizarão o estado moderno, cujo governo deverá ser, também, educador, solidário e prestador de serviços de qualidade. A nova cultura que se inicia precisa ser sistematicamente exercitada até a incorporação total do ideal político de governar para o povo e com o povo.

O encontro de Presidente Prudente será realizado no Tênis Clube da Cidade e contará com a participação de prefeitos, deputados, vereadores, associações industriais e comerciais, sindicatos patronais e de trabalhadores, lideranças religiosas e representantes do terceiro setor dos 53 municípios da região.

Em cada painel será designado um secretário para conduzir os debates, que serão realizados sempre no período da manhã . Os participantes apresentarão suas necessidades e, paralelamente, as lideranças poderão ser ouvidas individualmente, em salão reservado para atendimento. À tarde, o governador acompanhará a avaliação dos painéis e fará uma pronunciamento para encerrar o evento. No sábado, visitará alguns municípios da região.

Governo Educador

A Secretaria de Educação tem um papel intensificado nessa relação, já que é a atual promotora da inclusão social, que se reflete nos benefícios à educação, igualdade de oportunidade de emprego, renda e qualidade de vida. As metas visam eliminar o analfabetismo, garantir a freqüência da criança na escola, universalizar o ensino fundamental e aumentar a escolaridade média.

Ao longo do período, a Secretaria de Educação fez investimentos na infra-estrutura, na qualidade do ensino e no ambiente escolar. Nesse sentido, a informatização pedagógica foi intensificada em 22 municípios, com investimentos no valor de R$ 1,7 milhão.

Durante o painel do Governo Educador, o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, representará também as pastas da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SCTDE) e a de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) .

Conexão

O Canal de comunicação eletrônico para o evento será um site que poderá ser acessado por prefeitos e demais interessados . Esse portal terá links na página eletrônica do Governo (www.saopaulo.sp.gov.br), com todas as secretarias, empresas, autarquias e fundações participantes. O site conterá relatórios de atividades, destinados ao acompanhamento das ações recomendadas durante os fóruns.

Será distribuído um guia, também elaborado pela SCTDET, que contempla a caracterização da região, ações do Estado nos últimos oito anos e as demandas já identificadas.

Programa do evento em Presidente Prudente

9h00 Abertura solene
9h15 Painel Governo Empreendedor
10h00 Painel Governo Educador
10h45 Painel Governo Solidário
11h30 Painel Governo Prestador de Serviços de Qualidade
12h15 Almoço Livre
14h00 Apresentação da avaliação dos painéis pelo secretário João Carlos de Souza Meirelles ( SCTDET)
15h00 Pronunciamentos de autoridades locais
16h30 Pronunciamento do governador
17h30 Encerramento