• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/06/2016
Grêmio Estudantil

Grêmios eleitos em escolas de SP começam a colocar em prática as “promessas de campanha”

Criação de bicicletário, clube de leitura e rádio são algumas das atividades

Quase dois meses após as eleições unificadas dos Grêmios Estudantis na rede estadual de ensino, as novas chapas já começaram a colocar em prática boa parte das ‘promessas de campanha’. Os projetos vão desde ações de leitura, criação de uma rádio à construção de bicicletários. A orientação da Educação é que as propostas tenham espaço dentro das unidades e repercutam de forma positiva na rotina de estudantes e professores.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

É exatamente o caso da E.E. Rodrigues Alves, no centro da capital. Vencedora no último pleito, Maia Urasaki conquistou o eleitorado com a ideia de implantação de um bicicletário. Para não errar nos cálculos, a aluna tem apoio do pai, que também é arquiteto.

Já na zona norte, na E.E. Ítalo Betarello, os gremistas criaram a Rádio Betarello. Além das músicas mais pedidas pelos estudantes, na programação também há dicas culturais, indicação de estudos para o Enem e até vagas de emprego. Saiba mais aqui

A proposta do clube de leitura da E.E. Gabriel Ortiz, por outro lado, é ir além do atendimento a estudantes. A ideia dos alunos, que em parceria com o professor-mediador criaram o projeto, é fazer com que colegas, funcionários e comunidade leiam cada vez mais e melhor. Com o clube de leitura, os alunos já estão programando a criação de animações que falarão sobre importantes obras de literatura. A primeira animação terá como tema o livro “A Hóspede Importuna”, de Carlos Drummond de Andrade.

Primeira eleição unificada da rede

O anúncio da eleição unificada para os Grêmios Estudantis na rede estadual foi feito pelo secretário José Renato Nalini, em fevereiro, na volta às aulas. Desde então, as escolas tiveram tempo para formar as assembleias, escolher a comissão eleitoral, criar o estatuto e eleger seus presidentes e grupos de representantes dos alunos.