• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/03/2012
Últimas Notícias

História da Educação: Conheça prédio da E.E. Culto à Ciência, um dos mais antigos da rede

Prédio foi construído em 1874 nos moldes da arquitetura clássica francesa. Hoje, abriga a Escola Estadual Culto à Ciência e é um dos pontos turísticos da cidade de Campinas [slideshow] […]

Prédio foi construído em 1874 nos moldes da arquitetura clássica francesa. Hoje, abriga a Escola Estadual Culto à Ciência e é um dos pontos turísticos da cidade de Campinas

[slideshow]

Construída em 1874, a escola estadual Culto à Ciência é uma das mais antigas do Estado. O prédio foi erguido pela Sociedade Maçônica de Campinas e só passou para as mãos do Estado em 1892. A beleza do edifício, construído nos moldes da arquitetura clássica francesa, tornou a escola um ponto turístico da cidade e uma parada obrigatória no roteiro dos visitantes.

Além de ser um patrimônio histórico, tombado pelo CONDEPHAAT em 1983, a escola preserva um acervo com mais de 20 mil livros, incluindo obras que datam de 1600 e 1700. “Criamos um Centro de Memórias que hoje recebe pesquisadores de vários países”, afirma Débora Seneme Gobbi, diretora do colégio.

Com reputação de escola tradicional, a Culto à Ciência é referência na cidade. A fama faz jus à lista de ex-alunos, que conta com nomes que vão de Santos Dumont a Fausto Silva.