• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/08/2016
Esportes

#Rugby: esporte agrega valores como respeito e solidariedade

A história mostra que o jogo vai além de velocidade e força física

Quem não conhece acha um esporte truculento. Mas quem pratica certamente dirá o contrário. Ainda em crescimento no Brasil, o rugby é um esporte inglês coletivo praticado com as mãos e uma bola em formato oval. Os times são compostos por 21 jogadores, sendo 15 titulares e 6 suplentes e cada partida profissional é dividida em dois tempos de 40 minutos – para outras modalidades, como a juvenil, o tempo é reduzido. A história desse jogo está ligada diretamente ao esporte mais popular do mundo: o futebol.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Reza a lenda que o jogo nasceu em 1823, durante uma partida de football numa escola na pequena cidade de Rugby, na Inglaterra. Durante uma disputa, um jovem inglês chamado William Webb Ellis tomou a bola em suas mãos e correu em direção ao campo do time adversário, desrespeitando as regras da partida. Em 1880, a comunidade do rugby reconheceu a jogada como a origem do esporte. Mas foi somente em 1955 que o esporte entrou na categoria profissional.

Mais de cem países jogam o esporte. Entre os principais estão Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e África do Sul. Neste último, o jogo desempenhou um papel importantíssimo. Para combater o regime de segregação racial do apartheid, Nelson Mandela, recém-eleito presidente do país, se aproveitou da Copa do Mundo de Rugby Union, realizada no país em 1995 para promover uma grande campanha de união entres brancos e negros. Com o apoio do líder da nação, os Springboks chegaram à final contra a Nova Zelândia e levaram o título.

Entretanto, o grande momento daquela partida aconteceu após o apito final. Mandela, vestindo o boné da seleção, entregou a Web Ellis Cup ao capitão François Pienaar. Está história está retratada no filme Invictus, estrelado pelos atores Morgan Freeman e Matt Damon.

No Brasil, a entidade que regulamenta o esporte é a Confederação Brasileira de Rugby. Um dos grandes momentos do esporte no país foi a conquista da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. Atualmente, o Brasil está na trigésima quinta posição do ranking mundial de rugby.

O esporte na rede estadual

Na E.E. Alexandre Von Humboldt, em São Paulo, o esporte é praticado às terças e quintas-feiras por alunos e alunas do Ensino Médio com bom desempenho escolar. O trabalho é fruto da parceria com o Rio Branco Rugby Clube, no qual os estudantes têm a possibilidade de aprender e conhecer de perto o esporte.

“O rugby me ensina a ter mais humildade e comprometimento com os amigos, colaboração em equipe, e outras coisas. Também me auxilia muito em questões que envolvem a minha saúde”, revela Igor José Chavez de Ornelas, outro praticante do esporte.

Clique aqui e conheça essa história.