quinta-feira, 28/04/2016
Creche Escola

Hoje é o Dia da Educação! Conheça os programas da secretaria para os alunos

Ingrediente essencial para o crescimento pessoal, a educação celebra sua data no dia 28 de abril

A educação é a chave para mudar o mundo. Com ela adquirimos cultura e conhecimento, aprendemos a dialogar em situações adversas e, principalmente, a semear esperança de um futuro melhor nas pessoas. Tamanha é sua importância que nesta quinta-feira (28), é celebrado o Dia Mundial da Educação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A data faz referência ao encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015.

Por isso, a Secretaria da Educação, responsável pelo aprendizado de mais de quatro milhões de alunos, selecionou alguns dos principais programas pedagógicos que possibilitam o maior conhecimento dentro do universo escolar. Confira:

Escola da Família: iniciado em agosto de 2003, o programa Escola da Família estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos fins de semana para a prática de atividades, que se organizam em quatro eixos: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda.

Segundo um levantamento feito pela Educação, o estado de São Paulo possui 2,5 mil escolas que fazem parte do programa. O programa ainda conta com a participação de voluntários, que podem se inscrever para atuar no programa. Saiba mais aqui.

Creche Escola: programa voltado à Educação Infantil, o Creche Escola visa auxiliar os municípios a aumentar o número de vagas no segmento, por meio de convênios firmados com as prefeituras das cidades paulistas. Na iniciativa, a Educação fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços.

Ensino Integral: um dos focos da Educação são as escolas do modelo de Ensino Integral, unidades que oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e jornada de oito a nove horas em média. Clique aqui e conheça.

Ensino de Línguas: para possibilitar que o aluno tenha acesso a um novo idioma, a Educação oferece programas como o Centro de Estudo de Línguas (CEL), que possuis cursos presenciais de espanhol, italiano, francês, japonês, alemão e mandarim para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também é oferecido o curso de inglês, que é voltado somente para estudantes do Ensino Médio. O ensino é ministrado por professores diplomados e possuem módulos semestrais, com duração de até três anos.

Além disso, os estudantes contam com cursos online da Escola Virtual de Formação de Professores (EVESP), no qual os estudantes podem aprender novos idiomas de qualquer computador.

Currículo do Estado: para apoiar o trabalho realizado nas cinco mil escolas estaduais, a Educação desenvolveu, em 2008, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), um currículo base para os anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Clique aqui e conheça.

Fazem parte do Currículo programas como o Ler e Escrever, voltado aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental e que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos, além da Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI), que compreende um conjunto de ações que têm como objetivo articular o processo de desenvolvimento curricular em Matemática. Saiba mais aqui.

Sala de Leitura: espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar, as Salas de Leitura oferecem para os estudantes uma gama de livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e letramento informacional.

Educação Indígena: políticas inclusivas para alunos de comunidades indígenas também são desenvolvidas na rede de ensino paulista. A Educação atende em todo o Estado de São Paulo mais de 1,8 mil alunos de comunidades indígenas entre as séries dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio. São mais de 40 escolas equipadas com infraestrutura específica voltada aos estudantes das etnias guarani, tupi-guarani, terena, kaingang e krenak. Saiba mais aqui.