• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/03/2015
Idesp

Idesp aponta maior índice de desenvolvimento da Educação nos últimos 5 anos

Ampliação nos Anos Iniciais chega a 20,2% na comparação entre 2010 e 2014

As escolas estaduais de São Paulo conquistaram uma marca histórica: o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2014 é o maior dos últimos cinco anos em todos os ciclos de ensino. O indicador mensura a aprendizagem dos estudantes da rede.

A média combina os resultados das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, mensurados no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), com taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar.

De acordo com os novos número, o avanço no Estado paulista foi registrado nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio.

20150312_idesp01_ok_700

Na etapa entre o 1º e o 5º ano, o crescimento do índice foi de 20,2%, saindo de 3,96 registrado em 2010 para 4,76 aferido em 2014. No mesmo período, a média referente ao 6º e 9º ano saiu de 2,52 para 2,62 (ampliação de 4%). Já no Ensino Médio, o Idesp foi ampliado em 7,2%, passando de 1,80 para 1,93.

“Nossos levantamentos mostram que nove em cada dez diretorias Regionais de Ensino apresentam aumento dos índices no Ensino Médio na comparação com 2013. A melhora, em especial neste ciclo, indica que os programas da Secretaria, que priorizam a formação acadêmica e também preparam para o mercado de trabalho, conseguiram reverter em São Paulo a tendência nacional de piora dos indicadores no Ensino Médio”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Ao mesmo tempo em que é uma conquista partilhada com os professores, os novos números nos impõem a vontade e necessidade de avançar sempre mais”, completa o professor.

A melhora histórica do Idesp não é a única boa novidade da rede paulista. O Saresp também já havia diagnosticado aumento do desempenho nas disciplinas avaliadas, reflexo dos programas que instituíram valorização dos professores, que ampliaram a permanência dos alunos em contato com os estudos e que inovaram o currículo para que dialogasse com a realidade dos nossos estudantes. Saiba mais.

Reforço

Para os alunos e escolas que registrarem eventuais dificuldades no ensino, a Secretaria implanta neste ano um novo programa de reforço escolar que levará para sala de aula uma hora a mais de estudo por dia de Língua Portuguesa e Matemática. As turmas serão definidas com base no desempenho escolar que apresentarem nas provas bimestrais. Um jogo virtual está em fase final de desenvolvimento pelos especialistas em tecnologia educativa da Secretaria, o mesmo time que já colocou no ar o Currículo+, plataforma que disponibiliza 2,5 mil objetos digitais.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação