• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/07/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Inep divulga edital do Encceja Nacional

Estudantes que querem concluir Fundamental e Médio devem prestar atenção nas datas de inscrição

Edital do Encceja Nacional já pode ser consultado, basta clicar aqui. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União na edição dessa terça-feira (25). As pessoas com interesse em conquistar os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e que moram no Brasil, devem prestar atenção nas datas de inscrição do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Acompanhe mais informações sobre o Encceja no site do Inep.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A partir desse ano o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deixará de fazer parte da lista de testes que garantem o certificado. O Encceja é um exame totalmente gratuito de participação voluntária que oferece aos jovens e adultos, que moram no Brasil ou no exterior, a oportunidade de finalizar o Ensino Médio. Confira as datas de inscrições, por modalidade, na tabela abaixo.

O Encceja também testa as habilidades, competências e saberes obtidos através do processo de escolarização – ou em processos formativos. Sendo assim, sua importância é verificar o desenvolvimento dos candidatos em âmbitos diferentes, entre eles, como foi sua educação formal em ambiente familiar, no trabalho e em diferentes organizações da sociedade.

Pré-requisitos básicos do candidato

É necessário ter idade mínima de 15 anos – na data da realização das provas – para garantir certificação de nível Fundamental. A idade limite aumenta para 18 anos quando o candidato pleiteia a conclusão do Ensino Médio.

Confira a lista das datas de edital, inscrição e aplicação da prova do Encceja 2017.

CRONOGRAMA E LOCAIS DE PROVA

Encceja Nacional
Publicação do edital: 24 de julho
Inscrições: 7 a 18 de agosto
Aplicação: 8 de outubro
Locais de prova: Serão 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas

Encceja Nacional PPL
Publicação do edital: 7 de agosto
Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto
Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro
Aplicação: 24 e 25 de outubro

Encceja Exterior
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 10 de setembro
Locais de prova: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

Encceja Exterior PPL
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 11 a 22 de setembro
Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)