• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/05/2016
Pais e Alunos

Inscrições abertas para a 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Podem se inscrever alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e universitários

As inscrições da 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) seguem abertas para escolas e universidades da rede pública e privada de todo o país. Podem se inscrever alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o último da graduação, clique aqui e faça sua inscrição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para os níveis Fundamental e Médio, o período de inscrições se encerra em 31 de maio. Já os alunos de nível universitário podem se inscrever até 2 de setembro.

As provas serão divididas em três fases, para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. A primeira será realizada em 17 de junho, a segunda em 16 de setembro e a última, que será dividida em duas etapas, nos dias 22 e 23 de outubro.

O nível universitário realiza a primeira etapa da prova em 16 de setembro e a segunda e última etapa nos dias 22 e 23 de outubro.

Além de receberem medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil em competições internacionais de matemática.

Níveis de participação

A OBM será realizada em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. O nível 1 é voltado para alunos que estejam matriculados nos 6º ou 7º anos do ensino Fundamental quando da realização da Primeira Fase da OBM. O nível 2 para os alunos matriculados na 8º ou 9º anos ou que tenham concluído o Ensino Fundamental há menos de um ano e não tenham ingressado no Ensino Médio até a data da realização da Primeira Fase da OBM.

Participarão do nível 3 alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio há menos de um ano e que não tenham ingressado em curso de nível superior. O nível universitário é voltado para alunos matriculados em qualquer curso superiorde graduação em quaque – alunos que tenham concluído o Ensino Médio e que ainda não tenham concluído qualquer curso superior, normalmente estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período.

Edição anterior

A competição, considerada a mais tradicional olimpíada científica do país, contou em 2015 com a participação de mais de 4 mil escolas da rede pública e privada de ensino e 155 instituições de ensino superior de todo o país, o que implicou na participação efetiva de mais de 500 mil jovens estudantes.