• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 03/10/2016
Ensino Fundamental

Inscrições abertas para concurso sobre estações espaciais da NASA

Podem participar alunos dos ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas

Curte astronomia? Então se liga no concurso sobre estações espaciais da NASA (Agência Especial Americana). A iniciativa é aberta a alunos da rede estadual paulista com até 18 anos e tem o objetivo de estimular a curiosidade de crianças e adolescentes pela ciência e tecnologia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental os candidatos devem produzir um desenho. Nos demais ciclos a proposta é a elaboração de projetos de assentamentos orbitais, como casas permanentes e autossuficientes. Os trabalhos devem ser enviados aos Estados Unidos até 1º de março de 2017. Todos os participantes recebem certificado da NASA. O grande vencedor receberá prêmio de 3 mil dólares e um convite para apresentar o trabalho na reunião da Sociedade Espacial Americana.

Clique aqui e saiba mais sobre o concurso.

Nos últimos anos, cresceu a participação de alunos da Educação em olimpíadas de astronomia, foguetes e matemática, e aulas voltadas à preparação de projetos de iniciação científica. Na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), por exemplo, os alunos da rede estadual conquistaram mais de mil medalhas. Saiba mais aqui

Ex-aluno da rede estadual e hoje pesquisador da NASA visita escola em Marília

Ex-aluno da E.E. Professor Amílcare Mattei e hoje pesquisador da NASA, Ivan Gláucio Paulino Lima foi à Marília para convidar os estudantes da unidade de ensino a participar do concurso. Desde a primeira edição da competição, em 1994, nenhum jovem de escolas públicas participou da seleção. Para mudar esse histórico, uma das missões da visita foi incentivar e explicar como funciona o processo.

Antes de entrar na universidade, Ivan estudou em outras duas unidades estaduais: na E.E. Carlota de Negreiros Rocha e na E.E. Olga Maria Gasparotto Simonaio (atual Ceeja Sebastiana Ulian Pessine).

Os jovens interessados em obter informações sobre o concurso com o pesquisador podem enviar um e-mail para ivan.g.paulinolima@nasa.gov.