• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/03/2016
Pais e Alunos

Inscrições para a Olimpíada de Matemática terminam na próxima sexta-feira (1º)

Em 2015, rede paulista conquistou mais de 700 medalhas na OBMEP

Terminam na próxima sexta-feira, dia 1º de abril, as inscrições para a edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição tem o objetivo de estimular o conhecimento e revelar jovens talentos do Ensino Fundamental e Médio. No ano passado, os estudantes da rede estadual paulista conquistaram juntos 756 medalhas. O cadastro deve ser feito pela direção das unidades no endereço www.obmep.org.br.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A OBMEP é dividida em duas fases. A primeira traz 20 questões diferenciadas por níveis (6º e 7º anos do Ensino Fundamental, 8º e 9º anos também do Fundamental e Ensino Médio). A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.

A segunda etapa é discursiva e composta por seis questões. Participam da última fase apenas alunos classificados. Neste ano, serão entregues às escolas 105 Kits esportivos, 405 Kits de material didático e 15 troféus. Já os professores receberão um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).

Bolsas de estudo e formação de clubinhos

Ao longo de 12 edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos de todo o Brasil a oportunidade de estudar Matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e mais de 1.800 alunos participaram do programa como ouvintes. Na rede estadual, as Olimpíadas também contribuíram para a formação de clubinhos de Matemática e iniciação científica.