11/10/13

Inscrições para aluno da rede estadual fazer intercâmbio gratuito na Europa e Argentina terminam segunda-feira


22,2 mil estudantes dos Centros de Estudos de Línguas da Secretaria podem fazer prova e concorrer a cursos intensivos de espanhol, francês e inglês

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou as inscrições para os alunos da rede estadual interessados em participar de um intercâmbio internacional. A inscrição vai até as 18h de segunda-feira, dia 14, para o processo seletivo que acontece no dia 20 de outubro. Podem concorrer os 22 mil alunos das escolas estaduais que estão matriculados nos Centros de Estudos de Línguas (CELs) e querem estudar inglês ou espanhol fora do Brasil.

A ação faz parte da comemoração dos 25 anos dos CELs, que oferecem aos estudantes da rede estadual cursos gratuitos de línguas como inglês, espanhol e francês. Foram disponibilizadas 356 vagas para cursos intensivos de 20 dias na Inglaterra, França e Argentina. A Secretaria oferecerá todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão do passaporte e visto, até transporte, alimentação, estadia e jaqueta térmica. Além das aulas, os estudantes do Ensino Médio farão passeios culturais, tudo sem custo.

Podem concorrer alunos das escolas estaduais que estão matriculados em qualquer estágio do curso de inglês ou a partir do nível II de francês ou espanhol em um CEL do Estado. São exigidos também requisitos como frequência mínima de 75% nas aulas de idioma e ter alcançado média igual ou superior a 7,0 (sete) em Língua Inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova. 

Os interessados devem fazer o cadastro no Centro de Línguas em que estudam. Após o processo seletivo, o resultado com os aprovados sairá no dia 31 de outubro. Serão oferecidas 40 vagas para a França, 60 para a Inglaterra e 256 para a Argentina, de acordo com o idioma cursado no CEL. A viagem acontece no período de férias escolares de verão ou inverno.

"Possibilitar aos nossos estudantes a oportunidade de um intercâmbio é mais uma ação da política de estímulo de aprendizado de um novo idioma. Além dos CELs, a Secretaria oferece cursos gratuitos de inglês online para estudantes e também aos nossos 300 mil servidores por meio da nossa Escola Virtual de Programas Educacionais, a Evesp", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Matrículas antecipadas

Os alunos da rede estadual interessados em fazer um curso de idioma no próximo semestre já podem procurar o Centro de Estudos de Línguas mais próximo. No total, são 223 unidades distribuídas no Estado. No primeiro semestre de 2013 a secretaria contabilizou cerca de 64 mil alunos matriculados nos cursos de espanhol, inglês, italiano, francês, japonês, mandarim e alemão. As aulas começam em fevereiro e são ministradas por professores diplomados.

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.

As matrículas para os cursos podem ser feitas nas secretarias das escolas estaduais que contam com uma unidade do CEL. Podem se inscrever estudantes da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio e para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.

Serviço: Localize aqui o CEL mais próximo na sua região

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Aliquid fuga?