segunda-feira, 29/06/2015
Escola da Família

“Intercâmbio de brincadeiras” mobiliza alunos estrangeiros em escolas estaduais

Educação possui cerca de 8 mil estudantes de outras nacionalidades matriculados na rede estadual

A hora do intervalo nas escolas estaduais de São Paulo que acolhem alunos estrangeiros virou um verdadeiro ‘intercâmbio cultural’. É o caso da E.E. Marechal Deodoro, no centro de São Paulo. Lá, durante a merenda, brasileiros, bolivianos, peruanos, palestinos, camaroneses, chilenos e paraguaios aprendem sobre a culinária e pratos típicos do Brasil. No intervalo, as brincadeiras típicas de cada país dividem espaço.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As atividades são exemplos das ações de inclusão dos cerca de 8 mil jovens de outras nacionalidades que estudam na rede estadual de ensino. Atualmente, a Educação atende estudantes de 90 países distintos. A maioria deles é da Bolívia, com uma média de 4 mil registros. Para acompanhar o atendimento educacional destes estudantes, a Educação criou o Núcleo de Inclusão Educacional, criado para definir diretrizes para a recepção e adaptação destes alunos.

“Todas as escolas são inclusivas e orientadas a desenvolver estratégias de aprendizado com a diversidade. Na Marechal, encontramos a diversão como uma forma de aproximação e de incentivo cultural entre os nossos alunos”, afirma a diretora Sonia Frazão, que também desenvolve junto ao corpo docente desde o ano passado o projeto ‘Soletrando’. Uma disputa aberta a todos os estudantes, mas idealizado para que os estrangeiros se familiarizem com a língua e interajam com os colegas.

Cadastro aberto para o segundo semestre na rede estadual

Os alunos que se mudam para o Estado de São Paulo podem se matricular em qualquer época do ano. O cadastro para aqueles que darão início aos estudos na rede estadual no segundo semestre pode ser feito em qualquer unidade de ensino. Basta apenas que a família apresente um documento válido como identidade, entre eles o passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

Algumas escolas da rede também oferecem aulas de Português para estrangeiros, aos finais de semana, por meio do Programa Escola da Família. Todos os sábados ou domingos, familiares dos estudantes e integrantes da comunidade escolar podem aprender o idioma falado no Brasil por meio de aulas oferecidas por voluntários.