• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/03/2017
Pais e Alunos

Invenções de alunos da rede estadual disputam prêmios em feira científica da USP

15ª edição da Febrace contará com mais de 10 trabalhos elaborados por alunos paulistas

A partir desta terça-feira, dia 21, mais de 10 projetos desenvolvidos por alunos da rede estadual de ensino de São Paulo serão expostos na Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, na Universidade de São Paulo (USP). Em sua 15ª edição, a mostra contará com trabalhos dos mais diversos temas entre tecnologia e meio ambiente. A cerimônia de premiação acontece na sexta-feira (24).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O evento científico pré-universitário é o mais importante da área e há mais de 10 anos revela talentos. Todas as pesquisas são inéditas e foram realizadas durante as aulas de Biologia, Química, Matemática e Física.

Entre os projetos está a pesquisa desenvolvida pelos alunos Adilson Lucas, Guilherme Zapparoli e Rodrigo Seiji da E. E. Culto à Ciência, de Campinas, que identificaram o excesso de folhas de árvores no pátio da escola. A partir disso, surgiu a ideia de produzir um briquete (carvão ecológico) feito com base na biomassa, que era descartada.

Já os estudantes Mateus da Silva, Calil Vieira e Kelwin Fernandes, da E. E. Santo Dias da Silva, da zona sul da capital paulista, elaboraram um protótipo utilizando a plataforma Arduino, que possibilita captar energia solar por meio de sensores de luminosidade, absorvendo o máximo de energia possível por um custo mais baixo.

Estes e outros trabalhos serão avaliados por um corpo de 300 professores, que selecionarão os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria. Conheça mais projetos expostos na mostra, na página do site da Febrace Virtual.

Serviço
15ª Edição da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
De 21 a 23 de março, das 14h às 19h.
Local: Estacionamento da Escola Politécnica da USP
Avenida Professor Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3 – Cidade Universitária