• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/12/2013
Pais e Alunos

Jornais e revistas escolares são usados para trabalhar na prática os conteúdos das aulas

Os projetos transformaram a hora de estudar com criatividade e o protagonismo juvenil

Horário reservado na agenda, perguntas na pauta, gravadores e câmeras posicionadas. Tudo pronto para começar a entrevista. Depois de alguns segundos, entra na sala a diretora da E.E. Francisco Camargo César, Mara Calixto, e os alunos disparam uma questão atrás da outra para conhecer a história da gestora.

A matéria que traça o perfil profissional da diretora estampa uma das páginas do Jornal Ler é Aprender, produzido na escola por turmas do Ensino Fundamental e Médio. “A postura dos alunos foi similar a de repórteres”, diz Mara.

A responsável pelo time de jornalistas é a professora de língua portuguesa Maria Zuleide Madeiro. Ao longo de um bimestre, ela trabalha nos bastidores para articular a produção das editorias. Vários gêneros textuais são ensinados nas aulas e colocados em prática na publicação.

“Desde a ideia da reportagem até a estruturação dos passatempos, a produção é feita pelos alunos com a orientação dos docentes. Nosso objetivo é levá-los a praticar o conteúdo contido aos livros. Com isso, você nota um interesse maior na hora de estudar”, explica a professora.

O jornal está com sua terceira edição finalizada. A versão começou a circular na segunda-feira (16), dia em que a escola abriu as portas para reunião de pais. Segundo a direção da unidade, outras três publicações estão previstas para 2014.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Carta ao Leitor

Em Ribeirão Preto, os alunos do Ensino Fundamental da E.E. Herminia Gugliano também transformaram o cenário da escola em uma redação. Os alunos começaram a escrever cartas que lotaram a caixa de correspondência do jornal do bairro. Os textos chamaram a atenção do fundador do veículo que cedeu aos estudantes uma sessão permanente.  

“O desenvolvimento dos alunos melhorou muito. Eles estão mais interessados com a produção de textos e disputam a vez quando fazemos leitura em sala”, afirma a professora Jane Helena Della Motta. Saiba mais sobre o projeto.

Revista “Da Hora”

Na E.E. Ministro Costa Manso, os alunos desenvolveram a revista Da Hora. Para pensar no recheio da publicação, os participantes se encontram semanalmente e colocam juntos a mão na massa. “A produção da revista é uma atividade que me ajuda na aula de português e ensina a me expressar melhor”, conta a aluna e repórter Caiana de Matos Santos.