• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/09/2017
Ensino Médio

Lista de leitura obrigatória para a Fuvest 2018 é formada por nove obras

A maioria dos títulos são de autores da literatura brasileira ou portuguesa

Alunos que cursam o último ano do Ensino Médio e que se preparam para prestar o maior vestibular do país precisam correr para ler os nove livros essenciais para o processo seletivo. A FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona candidatos para a USP (Universidade de São Paulo), esse ano fez algumas alterações. Então, fique esperto!

Confira a lista completa para o vestibular 2018 da Fuvest:

Iracema – José de Alencar;
Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
O cortiço – Aluísio Azevedo;
A cidade e as serras – Eça de Queirós;
Capitães da Areia – Jorge Amado;
Vidas secas – Graciliano Ramos;
Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade;
Sagarana – João Guimarães Rosa;
Mayombe – Pepetela

Praticamente todos os títulos da lista são de consagrados autores da literatura brasileira ou portuguesa – ou seja, fazem parte do conteúdo esperado para o Ensino Médio. No entanto, esse ano há uma surpresa: a inclusão de uma obra do angolano Pepetela (Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos), que foi guerrilheiro do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), além de político e governante.

Um clássico entre clássicos

“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, conta a história de Fabiano e de sua família de retirantes. O homem é acompanhado por Sinhá Vitória, sua esposa, pelos filhos que não recebem nome na obra, chamados apenas de menino mais velho e menino mais novo, pela cachorra, batizada, ironicamente, de Baleia, ou seja, aquela que anda livremente pelo mar, e pelo papagaio.

O nordestino que vive na seca é retratado com sua fome e a necessidade de migrar pelo sertão. As personagens pouco se comunicam e, por incrível que pareça, a cachorra Baleia aparece mais humanizada que os próprios homens.