• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 11/08/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Livros se tornam ferramenta de inclusão para jovens de Piracicaba

Estudantes retrataram a história de suas vidas nas publicações

Ferramenta eficaz para adquirir conhecimento sobre os mais variados assuntos, os livros também têm o poder de transformar a vida de uma pessoa. Em Piracicaba, município de São Paulo, professores e gestores da E.E. Doutor Alfredo Cardoso proporcionaram a oportunidade para 9 reeducandas do Centro de Ressocialização da cidade, local onde a unidade de ensino oferece a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Havia um projeto de uma professora readaptada que dava aulas conosco que era fazer com que os alunos criassem um livro. Porém, nossas professoras sentiram a necessidade de fazer uma atividade de inclusão à comunidade. E levaram o projeto para dentro do Centro”, afirma Tânia Regina Gonçalves, diretora da E.E. Doutor Alfredo Cardoso.

A ideia do livro era que as alunas, que hoje estão fora do sistema prisional, contassem a história de sua vida em três momentos: infância, adolescência e fase adulta. O lançamento ocorreu em dezembro de 2015, quando as jovens concluíram os estudos.

“Fizemos uma parceria muito grande com as pessoas do Centro de Ressocialização. Tivemos apoio até do juiz da cidade, que patrocinou as primeiras edições do livro”, conclui Tânia.