terça-feira, 13/12/2016
Gestão Democrática

Última semana para responder ao questionário online sobre gestão democrática

Enquete é direcionada a estudantes, professores e pais de todas as escolas da rede estadual paulista

Antes do início das férias, estudantes, professores e famílias têm uma tarefa: responder ao questionário Gestão Democrática. A enquete segue aberta até o próximo domingo (18). O principal objetivo da iniciativa é ouvir a comunidade escolar e identificar a atuação das principais instâncias democráticas das unidades de ensino – Grêmios, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM).

Clique aqui e acesso o questionário

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A expectativa da Secretaria é que as 5 mil escolas da rede paulista participem. Isso porque todos os dados extraídos do questionário serão reunidos e utilizados em encontros regionais e estadual agendados para 2017. Após o período de debate e de consulta pública, as contribuições vão compor um novo projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa.

Para ampliar ainda mais o debate, além da comunidade escolar, a proposta é convidar representantes da União Brasileira dos Estudantes, sindicato dos professores, universidades públicas e outros grupos da sociedade civil. Além disso, se aprovado o projeto, a Secretaria oferecerá cursos de formação continuada de professores, supervisores de ensino e equipes atentos às novas diretrizes.

Frente de instituições públicas

Nos últimos meses, a Secretaria da Educação de São Paulo intensificou as ações para uma gestão mais democrática nas escolas. Além do projeto de lei para modernizar Grêmios, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM), foi criada a Fipesp. A Frente de Instituições Públicas pela Educação do Estado de São Paulo reúne representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Assembleia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para participar de audiências públicas e encontros com estudantes, pais ou responsáveis, profissionais de educação e comunidade escolar.