sexta-feira, 23/03/2012

Lugares de Aprender: Clima de festa no Museu da Língua Portuguesa

Nesta semana, a Secretaria da Educação  homenageia o museu que narra a história da língua portuguesa. Aproveite nossas dicas e faça do seu passeio um aula de gramática! No dia 20 de […]

No dia 20 de março o Museu da Língua Portuguesa – um dos maiores centros culturais da cidade de São Paulo – comemorou seis anos de existência. Como presente, os paulistanos ganharam uma programação especial de aniversário e nossa dica cultural para o final de semana é inspirada nessa  programação.

Além do museu aniversariante, indicamos também uma visita ao Museu de Arte de Ribeirão Preto e ao Museu Histórico e Pedagógico Bernadinho de Campos, em Amparo. Saiba mais sobre os passeios nos vídeos dos Lugares de Aprender, um projeto criado pela Fundação pelo Desenvolvimento da Educação (FDE), que mostra novas ideias de visitas somando aprendizado e diversão:

Com um dos maiores projetores em extensão do mundo, inúmeras exposições fixas e uma exposição temporária diferente a cada seis meses, o Museu da Língua Portuguesa proporciona um passeio obrigatório para a vida cultural dos paulistas. As galerias, jogos, exposições interativas e apresentações audiovisuais do local ficam junto da Estação da Luz, outro ponto marcante da capital. Para comemorar seu aniversário de seis anos, o Museu está com uma programação especial e completamente gratuita para os visitantes da estação. Confira:

Jogos e brincadeiras na Luz – ações educativas e divertidas para o todo o público que passa pelo saguão da Estação.
Informações: Dias de 20, 21, 22 e 23 de março, das 11h às 16h

Visita sensorial ao prédio da Estação da Luz – Uma visita de olhos  vendados, guiada pelos educadores do museu pela estação, mostrando o que as pessoas olham todos os dias mas não veem.
Informações: Dias 21 e 28 de março, às 12h e às 15h, com 1 hora de duração. São 20 vagas com inscrições meia hora antes de cada visita.

Visita ao prédio da Estação da Luz – Visita educativa com guias do museu, apresentando a história do local.
Informações: Dias 24, 25, 31 de março e 1º de abril, às 12h e às 14h, com duração de 1 hora. São 20 vagas com inscrições meia hora antes de cada visita no pátio de acesso ao museu, Portão 1.

Para quem quiser apenas visitar o Museu, ele estará aberto normalmente:

Horários: De 3ª a domingo, das 10h às 18, bilheteria até as 17h;
Entrada: R$ 6,00, estudantes pagam R$ 3,00. Professores da Rede Pública com holerite e RG, menores de 10 anos e maiores de 60 não pagam. Entrada gratuita aos sábados;
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro – São Paulo – SP;
Mais informaçõeshttp://www.museulinguaportuguesa.org.br/.

Transformado em museu apenas em 1992, este prédio já foi sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto, além da câmara municipal da cidade. O Museu de Arte de Ribeirão Preto abriga exposições temporárias de obras de artistas contemporâneos. As intervenções, quadros e esculturas apresentadas no local abordam os mais variados temas, fornecendo uma visita bem diferente.

Horários: De 3ª a 6ª, das 9h às 18. Sábados, domingos e feriados (exceto segundas-feiras) das 12h às 18h;

Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, Centro – Ribeirão Preto – SP;
Mais informaçõeshttp://www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br.

Na cidade de Registro, cerca de 450 famílias japonesas vieram trabalhar em uma filial da Companhia Imperial Japonesa, a empresa Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, mais conhecida como KKKK. A empresa foi muito importante para a economia do estado, sendo um dos maiores complexos de beneficiamento de arroz da América latina até 1939, quando foi desativada. Hoje, o local é um museu dedicado à história destes imigrantes que ajudaram a formar a nossa história, abrigando diversas ferramentas e objetos da época.

Horários: De 3ª a domingo, das 10h às 17h;

Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Miguel Abi-Azar, 53, Centro – Registro – SP;
Mais informaçõeshttp://www.registro.sp.gov.br/kkkk.asp.

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais!