sexta-feira, 04/05/2012
Lazer

Lugares de Aprender: Conheça arte e história no interior de São Paulo

Cidades como Rosana, Botucatu e Assis possuem lugares como museus ricos em arte, história e cultura. Aproveite o final de semana para conhecê-los Existem vários tipos de museus. Eles podem […]

Existem vários tipos de museus. Eles podem ser modernos e cheios de visitantes o ano todo, localizados no centro de grandes cidades, mas também podem ser uma antiga casa de alguém importante, a sede de uma fazenda ou até construído apenas para não esquecer os grandes momentos do passado de uma região. Uma ótima maneira de conhecer esses diversos jeitos de aprender é fazer uma viagem pelo interior de São Paulo, passando por cidades como Botucatu, Assis e Rosana.

Nessas cidades é possível encontrar museus como o Museu do Café da Fazenda Lageado, que conta a história e a importância do plantio para a cidade de Botucatu e o Estado de São Paulo. O Museu de Arte Primitiva de Assis também é um lugar onde você pode aprender muito. Existe também um museu que foi criado apenas para preservar a memória de um período de transformação, como o pela qual passou a cidade de Rosana, que conta sua história no Museu de Memória Regional.

Você pode saber mais sobre esses lugares com os vídeos dos “Lugares de Aprender”, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em conjunto com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Confira:

Museu do Café da Fazenda Lageado – Botucatu

O Café não foi importante apenas para a capital do estado, mas mudou também a vida da grande maioria das regiões rurais do interior. Em Botucatu, na casa sede da Fazenda Lageado, fica um museu que conta a história do café brasileiro. Equipamentos, imagens e objetos ligados ao plantio e colheita do café ajudam a narrar a história do povo, da região e de como o saboroso grão faz parte, até hoje, da cultura de cada cidadão.

Horários: De 2ª a 6ª, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h;
Endereço: Rua José Barbosa de Barros, 1780 – Botucatu – SP

Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi – Assis

Com um acervo composto de obras primitivistas, o Museu Jozé Nazareno Mimessi tem seu nome em homenagem ao escritor e pesquisador que doou 204 das peças expostas, em 1983. Hoje, somando pinturas, desenhos, esculturas e outros tipos de manifestações artísticas, o museu possui mais de 1.500 obras do gênero, criadas por autores autodidatas.

Horários: De 3ª a sábado, das 8h às 11h e das 13h às 18h;
Endereço: Av. Antônio Zuardi, 895 – Assis – SP

Museu de Memória Regional – Rosana

A cidade de Rosana e região mudaram muito desde a construção de uma hidrelétrica. O aumento e a diminuição de cidades, e até a criação de novas, além da grande diferença na população, deixaram muita história para contar. No museu da Memória Regional, você pode encontrar imagens, vídeos e objetos que representam o povo, os costumes e os lugares modificados com o tempo.

Horários: Agendamento: (18) 3284-1175;
Endereço: Av. dos Barrageiros, s/ nº – Rosana – SP

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais!