• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/04/2014
Imprensa

Mais de 3 mil alunos da rede estadual passam por consultas oftalmológicas gratuitas neste sábado

Programa Visão do Futuro é destinado a estudantes de 6 e 7 anos; em dois anos já foram distribuídos sete mil pares de óculos na capital de São Paulo A […]

Programa Visão do Futuro é destinado a estudantes de 6 e 7 anos; em dois anos já foram distribuídos sete mil pares de óculos na capital de São Paulo

A prevenção e a recuperação da saúde ocular das crianças é o foco do projeto Visão do Futuro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que, neste sábado, dia 12, promovem mais um mutirão de consultas oftalmológicas na capital de São Paulo (veja locais abaixo). Em dois anos, o programa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, já encaminhou para avaliação 33.096 alunos do 1º ano no Ensino Fundamental e distribuiu sete mil pares de óculos gratuitamente.

Na etapa deste fim de semana, serão examinados 3.318 alunos indicados por 126 escolas estaduais da capital. Essa triagem feita em sala de aula foi possível graças à capacitação que os professores recebem para realizar testes de acuidade visual nas crianças e, assim, encaminhar para exames com especialistas aqueles que demonstram dificuldades, sinais ou sintomas. 

Em 2013, o programa encaminhou para avaliações um a cada cinco alunos do 1º ano do Ensino Fundamental – um total de 15.915. Aos estudantes e responsáveis está garantido o transporte até o serviço de saúde, além de lanche, consulta e acompanhamento ambulatorial, se necessário.

“Muitas vezes, uma dificuldade de aprendizado na verdade é gerada por uma deficiência visual que a criança possa ter e não sabe. No entanto, vários casos podem ser resolvidos com um simples teste de acuidade visual. Daí, a importância da participação dos educadores também na saúde dos olhos dos alunos”, afirma a coordenadora do programa na Secretaria da Educação, Regina Gonçalves.

Locais de consultas:

CEMA

Rua do Oratório, 1.369 – Mooca

 

Santa Casa de Misericórdia

Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 112 – Santa Cecília

 

Instituto Suel

Rua Tamandaré, 693 – Liberdade

 

UNIFESP

Rua Sena Madureira, 1500 – Vila Mariana

 

AME Leste

Rua Maruins, 15 – Itaquera