• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/02/2015
Últimas Notícias

Mais de 4 mil alunos da rede estadual voltam às aulas com a saúde dos olhos em dia

Programa Visão do Futuro detecta problema ocular em um a cada 5 examinados

Olhar para a lousa e participar das aulas está sendo diferente para 4.113 alunos da rede estadual de São Paulo na capital. Isso porque eles iniciaram as aulas em 2 de fevereiro com a saúde ocular em dia.

O grupo faz parte das crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de São Paulo que foram beneficiadas pela última edição do mutirão de consultas do Programa Visão do Futuro, organizado pela Educação em parceria com a Secretaria da Saúde.

O Visão do Futuro estabelece que antes de serem encaminhados para os mutirões, os alunos passem por uma triagem dentro de sala de aula feita por seus professores, capacitados para realizar o teste de acuidade visual nas crianças. Quando estão no 2º ano, os alunos passam por reavaliação e, mesmo aqueles que não precisaram de óculos no 1º ano e são diagnosticados no 2º, são beneficiados. Aqueles que apresentam aumento de grau também têm seus óculos trocados.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No ano passado, 18 mil foram encaminhados para as consultas médicas. Deste total, em 4,1 mil foi diagnosticada a necessidade de usar óculos, em média um em cada cinco consultados.

Para este ano, novos mutirões de consultas já estão sendo organizados pelas equipes da Educação e da Saúde para ampliar o número de estudantes beneficiados.