• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/03/2017
Pais e Alunos

Manuscritos de Machado de Assis estão disponíveis no site da Academia Brasileira de Letras

São dois romances, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, e o poema O Almada

Os alunos e professores da rede estadual de ensino podem ter acesso a três manuscritos de Machado de Assis. Os documentos originais estão disponíveis para consulta integral no arquivo online da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para acessar os dois romances, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, e o poema O Almada, basta clicar aqui. Depois, em “Arquivo”, selecionar “Machado de Assis”; em “Item”, selecionar “ACAD Textual”. Clique em “buscar”. Na página que abrirá e clique em “ACAD Textual”.

A disponibilização dos manuscritos na internet foi motivada pela grande procura dos originais. A intenção da ABL é digitalizar a obra completa do autor.

Incentivo à leitura na rede estadual

A rede estadual de São Paulo mantém diversos projetos de incentivo à leitura e acervo variado de livros nas unidades. Mais de 3,1 mil escolas participam do programa Sala de Leitura. As salas são ambientes pedagógicos interdisciplinares onde os estudantes contam com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual como DVDs e CDs. Além da leitura, os professores costumam utilizar esses espaços para criar oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatro, jogos lúdicos, entre outros projetos.