terça-feira, 19/07/2016
Boas Práticas

Alunos colocam em prática o que aprendem em eletiva de manutenção e pequenos reparos

O objetivo é replicar em casa o que foi aprendido em sala de aula

A Escola Estadual Prefeito Nestor de Camargo, localizada em Barueri, inovou na proposta curricular e criou a eletiva “Nestor em Manutenção”, com aulas que oferecem aos alunos orientação para a realização de manutenção e pequenos reparos elétricos. O curso é acompanhado pelos professores de Física e Química e voltado para alunos do Ensino Médio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ao longo do semestre, os estudantes aprendem noções básicas de serviços como reparos em fiação elétrica, troca de ventiladores e lâmpadas e manutenção da rede hidráulica. O plano é que o que foi aprendido em sala de aula possa ser replicado em casa.

As aulas são divididas entre teoria e prática. Os professores garantem a segurança na execução das atividades e oferecem aos alunos, além de acompanhamento, equipamento de proteção como óculos, luvas, e ferramentas isoladas. Quando são realizados reparos elétricos, a rede de energia é desligada. Os próprios alunos afirmam que nunca houve qualquer ocorrência.

De acordo com o professor Valter Luzia da Silva Vaz, o que chama atenção nessa disciplina é a participação massiva das meninas. “Nós chegamos em um momento em que mais de 50% dos estudantes que participavam eram meninas. E elas vinham, participavam, e quando precisavam fazer uma manutenção em casa, elas nos contavam sobre como foi e como a família reagiu ao vê-las fazendo um trabalho que é tipicamente masculino”, conta.

“Eu me interessei por essa disciplina no ano passado. Não só porque eu quero seguir isso como carreira, mas porque eu quero fazer isso no dia a dia, quero ajudar minha mãe em casa. Às vezes queima alguma coisa e ela pede para eu arrumar, e não para o meu irmão”, brinca a aluna Larissa Cristina de Souza Izidoro.

Disciplinas eletivas dialogam com o projeto de vida dos alunos

A Escola Estadual Prefeito Nestor de Camargo faz parte do Programa de Escola de Tempo Integral que tem o objetivo de oferecer aos alunos uma nova perspectiva em relação ao futuro. O modelo de ensino proporciona jornada ampliada, para que os alunos planejem e executem seus projetos, com orientação e auxílio dos professores para alcançarem o sucesso acadêmico e profissional.

O aluno Danilo Alves Oliveira conta que a eletiva contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida e afirma que antes de conhecer o modelo de ensino, não tinha um sonho profissional. Hoje, seu sonho é ser engenheiro elétrico. “Agora sei o que quero”, afirma.

“Nos enche de alegria saber que os alunos, por causa dessa eletiva, se encontraram e caminham para o sucesso”, finalizou Valter.