terça-feira, 13/06/2017
Creche Escola

Moradores de Penápolis ganham nova creche

Prédio foi construído em parceria com a prefeitura; investimento na obra é de R$ 1,6 milhão

Moradores do município de Penápolis, agora contam com a mais nova unidade do Programa Creche Escola. O governador Geraldo Alckmin esteve presente na cerimônia de inauguração, que aconteceu nesta terça-feira (13). A construção do equipamento é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Estado da Educação e a prefeitura local.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Batizado como Centro de Educação Infantil Municipal Professor Francisco Dráusio Ferreira, o prédio possui sete salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço, podendo atender 130 crianças de 0 a 3 anos. O local também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

No convênio assinado, a Secretaria é responsável pelo repasse dos valores financeiros e do processo de acompanhamento das obras. Já as prefeituras, em contrapartida, devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram concluídas 246 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 289 estão em execução. Somente na região administrativa de Araçatuba foram concluídas 13 unidades, com investimentos de R$ 19,7 milhões, o que gerou 1.670 vagas, e outras 15 unidades estão sendo construídas com a previsão de 1,8 mil novas vagas.

Ensinos Fundamental e Médio

Além da atenção especial à Educação Infantil, na região de Penápolis a rede estadual de ensino conta com 18 escolas e mais de 8 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as 18 unidades, duas adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Conta, ainda, com um CEL (Centro de Estudos de Línguas), com aulas gratuitas de idiomas.