segunda-feira, 05/06/2017
Boas Práticas

Mudança climática é tema de vídeo produzido por escola estadual e vencedor de prêmio da USP

Iniciativa inclui coleta de resíduos em praias e reservas ecológicas da região de Peruíbe

Alunos e professores da E.E. Professor Ottoniel Junqueira, em Peruíbe, resolveram agir juntos contra os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas. As ações do grupo foram registradas no vídeo “1, 2, 3 Me Salva”, vencedor do Prêmio Anual Projeto Ecossistemas Costeiros, programa do Instituto de Biociências e do Parque CienTec da USP (Universidade de São Paulo). Nesta segunda-feira (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A lista de atividades é extensa e inclui a coleta de resíduos encontrados em praias e reservas ecológicas da região. O trabalho não é apenas de limpeza. Com ajuda de pesquisadores do próprio Instituto de Biociências, os estudantes buscam hipóteses para a origem desses materiais e desenvolvem estudos sobre sustentabilidade, ecologia e consumo.

Com a experiência acumulada em Peruíbe e o prêmio da USP, a equipe da Ottoniel está levando o projeto a outros lugares. Neste primeiro semestre, eles estiveram na Ilha Anchieta, em Ubatuba, para formação e monitoramento de agentes ambientas mirins com alunos da rede estadual da cidade sobre o tema.

Educação ambiental no currículo

Na rede estadual, a educação ambiental faz parte do currículo interdisciplinar do Ensino Fundamental e Médio. As escolas também são incentivadas a desenvolver atividades e projetos ligados ao tema. Na capital paulista, por exemplo, alunos do 4º ano da E.E. Alfredo Paulino preparam neste semestre uma horta vertical com garrafas PET, terra, adubo e sementes. Já na E.E. Professor Veiga Júnior, em Iguape, estudantes do Projeto Agente Ambiental Mirim são os responsáveis pela exposição cultural com materiais reciclados.