• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 16/08/2017
Crédito: A2img / Daniel Guimarães
Ensino Fundamental

Finalistas de concurso de redação sobre tabaco serão premiados nesta quarta (16)

Solenidade ocorrerá durante o lançamento do livro "O Atlas do Tabaco"

A Educação realiza, nesta quarta-feira, 16 de agosto, às 15h, a premiação do 6° concurso de redação do Hospital de Câncer de Barretos. O evento, que é em parceria com a unidade de tratamento, acontecerá no Salão Nobre da escola Caetano de Campos, sede da Secretaria, na Praça da República, em São Paulo, durante o lançamento do livro “O Atlas do Tabaco”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Neste ano, o tema da redação foi “Tabagismo: qual é a verdade sobre o câncer por trás da fumaça?” e mais de 11 mil alunos do 9° ano do Ensino Fundamental participaram. Do total de redações, 59 foram pré-selecionadas por uma comissão julgadora formada pelo hospital e, destas, cinco alunos finalistas das cidades de Barretos, Pirapozinho, São Carlos, Borborema e Guarulhos foram classificados (veja tabela com nomes abaixo).

O primeiro colocado, que será anunciado no evento, será presenteado com um notebook, assim como o seu professor orientador. Do 2° ao 5° colocado, o prêmio será um tablet (somente para o aluno). Além dos eletrônicos, todos os cinco colocados ainda farão três dias de estágio no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos, onde desenvolverão várias atividades científicas e laboratoriais, além de serem estimulados a respeito da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção.

Sobre o Atlas do Tabaco

Em 2014, o Hospital de Câncer de Barretos foi convidado pela American Cancer Society para realizar a adaptação do Atlas do Câncer para Língua Portuguesa. Com isso, os países lusófonos tiveram a oportunidade de ter acesso a um material ricamente ilustrado e bastante informativo a respeito do câncer em diversos cenários pelo mundo.

Dando continuidade a esta parceria, a American Cancer Society e o Hospital de Câncer de Barretos apresentam a tradução e a adaptação do Atlas do Tabaco em português. O objetivo é de que o Atlas seja divulgado amplamente, levando informação às crianças e aos adolescentes sobre os perigos do tabagismo e suas consequências.  

Aluno

Escola

Cidade

D.E.

Ester dos Santos Amâncio

EM São Francisco

Barretos

Barretos  

Fernanda Yekari Yabucana

EE Lúcia Silva de Assumpção

Pirapozinho

Presidente Prudente

Lucas Eduardo Martins

EE Profª Alice Madeira João Francisco

São Carlos

São Carlos

Mariana Presotto Regrin Amarante Fernandes

EE Manuel Silveira Bueno

Borborema

Taquaritinga

Pedro Ribeiro Domingues

EE Profª Alice Chuery

Guarulhos

Guarulhos Sul