• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/08/2003
Últimas Notícias

O Que é Bolsa de Valores ?

Este é o tema que os alunos da rede pública estadual vão desenvolver com o concurso “Bovespa na Escola” A partir de 1º de agosto estarão abertas as inscrições ao […]

Este é o tema que os alunos da rede pública estadual vão desenvolver com o concurso “Bovespa na Escola”

A partir de 1º de agosto estarão abertas as inscrições ao Concurso “Bovespa na Escola” promovido pela Secretaria de Estado da Educação e a Bolsa de Valores de São Paulo, destinado a alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio em três modalidades: reportagem, criação de site ou história em quadrinhos.

Os interessados deverão utilizar como fonte de pesquisa o material do “Programa Educacional Bovespa”,  um kit composto por um CD-Rom, dois filmes, apostila e uma Cartilha para o professor distribuído em todas as 6 mil escolas públicas estaduais.

Lançado em março deste ano, o Programa permite que os estudantes possam conhecer o funcionamento do mercado de capitais. Além de mostrar a importância das Bolsas de Valores para a economia do País, transmite conceitos básicos de economia, como hábitos de poupança, formas de investimento e como as empresas podem financiar seus projetos de crescimento por meio do mercado de capitais.

O concurso tem por objetivo desenvolver a criatividade, as capacidades de comunicação e síntese, a integração das diferentes disciplinas, a cooperação entre as comunidades para o conhecimento da função social da Bolsa de Valores. As escolas devem inscrever grupos de cinco à dez alunos e selecionar um professor orientador. Cada grupo deverá se inscrever em apenas uma modalidade.

Para participar do concurso basta acessar o site www.bovespa.com.br. Os trabalhos desenvolvidos serão avaliados nos seguintes critérios: capacidade de expressão, criatividade, correção da linguagem escrita, qualidade gráfica e plástica. As inscrições terminam em 1º de setembro.

Conheça o Cronograma do Concurso:

Os alunos terão de 01 de agosto até 01 de setembro para executar os trabalhos.

– Cada escola deverá formar uma Comissão para a escolha do melhor trabalho até o dia 5 de setembro.

– Em seguida, a Diretoria de Ensino selecionará o melhor trabalho das escolas sob sua jurisdição, em cada modalidade e nível de ensino, via internet e encaminhará à Comissão da Bovespa no endereço eletrônico: bovespanaescola@bovespa.com.br até o dia 18 de outubro.

– A Comissão Central da Bovespa selecionará os dois melhores trabalhos de cada modalidade e nível e ensino e indicará a escola com maior número de trabalhos realizados até o dia 21 de novembro de 2003.

– A publicação dos resultados será feita pela Secretaria de Estado da Educação até o dia 28 de novembro.

– A cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de dezembro.

Os prêmios

– Os dois grupos com os melhores trabalhos de cada modalidade e nível de ensino ganharão 2 mil Reais cada um;

– Os professores orientadores de cada grupo vencedor ganharão um DVD;

– Os diretores das escolas dos grupos vencedores  ganharão um Palm Top;

– As escolas dos grupos vencedores ganharão um microcomputador.

Luciane Salles