• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 11/04/2014
Pais e Alunos

“O que me inspira é mostrar arte”, diz professor sobre projeto de grafite na escola

Com a finalidade de conservar muros, ação transformou escola em galeria de arte

Uma parede em branco. É o que o professor de Arte, Jessé Brito Nascimento da E.E. Condomínio Residencial Village, em Itaquaquecetuba, precisa para inspirar pessoas. Com as mãos habilidosas, o educador começa a traçar o desenho e, aos poucos, uma roda de curiosos se forma para acompanhar a produção.

Os olhos destacados no estilo de histórias em quadrinhos japonesas, os mangás, são sua assinatura. Em meio aos desenhos com diferentes expressões artísticas é possível identificar o que é de autoria do educador.

O projeto “Arte no Muro” é desenvolvido na escola há três anos, começou tímido e foi conquistando a participação dos alunos à medida que descobriam suas habilidades com o pincel, tinta e latas de spray. Atualmente, todas as classes estão envolvidas e já imprimiram criatividade em algum espaço da escola.

Prevenir a pichação foi o motivador da iniciativa. O grafite foi o meio utilizado pela direção para mandar o recado na língua dos estudantes. “A escola tentou fazer uma outra abordagem com a comunidade, mostrando algo diferente da pichação: o grafite como estilo de fazer arte”, diz a vice-diretora Josiane de Carvalho Bueno.

“Pra mim, é muito importante saber que ajudei na formação dos alunos. Ensinando valores que contribuirão para serem pessoas cada vez melhores”, fala Jessé.

Galeria de arte

Sem pressa, a estudante do Ensino Médio, Caroline Azevedo, observa as obras feitas pelos amigos. Como quem caminha em uma galeria de arte a céu aberto, ela reflete sobre o significado de cada contorno. “Eles estão enfeitando algo nosso, um patrimônio da comunidade. Estudo aqui e gosto muito de ver o carinho que as pessoas têm por essa escola”.

“É uma arte bem ‘muralista’ mesmo. A gente trabalha para mostrar a arte através dos muros e o que me inspira é mostrar essa arte para todos os tipos de pessoas”, explica o professor.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Educação Inspira

As 5 mil escolas da rede estadual de ensino comportam outras histórias como a do professor de Arte, Jessé. Clique aqui e conheça essas iniciativas que inspiram alunos, professores e comunidade.