• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/03/2014
Pais e Alunos

Pais, entendam por que é importante vacinar suas filhas contra o vírus HPV

Primeira fase da campanha de vacinação, oferecida para meninas de 11 a 13 anos, vai até 10 de abril

Começou nesta semana a campanha de vacinação contra o vírus causador do câncer de colo do útero, HPV (papiloma vírus humano). A vacina será oferecida para meninas de 11 a 13 anos, até o dia 10 de abril. Para garantir proteção, a imunização ocorre em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A vacina tem eficácia muito maior nas meninas que ainda não foram expostas ao vírus, ou seja, que ainda não iniciaram sua vida sexual. Por isso, para vacinar não é preciso ter vida sexual ativa, pelo contrário, quanto antes vacinar maior a proteção.

Segundo a drª Luisa Lina Villa, bióloga, diretora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia das Doenças do Papilomavírus Humano – HPV, “é importante que as adolescentes recebam a vacina contra HPV o mais precocemente possível, de preferência antes de se tornarem sexualmente ativas, ocasião em que a vacina é potencialmente mais eficaz.”

– Confira o manual com informações sobre o tema

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão ocorre via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas e em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, estas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Na rede estadual paulista, estão matriculadas milhares de estudantes nessa faixa etária, que correspondem a 65% do público-alvo estipulado pelo governo federal no Estado.

“Considerando-se que a escola é importante espaço de prevenção e de convivência de cerca de 494 mil alunas entre 11 e 13 anos, na rede estadual de ensino, esta ação representa avanço na direção do alcance da saúde e de melhor qualidade de vida”, afirma Eleuza Guazzelli, da equipe Técnica de Ciências e Educação em Saúde da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria (CGEB).

Postos de saúde

Aproximadamente cinco mil postos municipais de saúde, com horário de funcionamento das 8h às 17h, em todo o Estado de São Paulo, estarão abastecidos com as vacinas contra o HPV para a aplicação da primeira dose. A recomendação é que as adolescentes levem a carteirinha de vacinação.