• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/10/2014
Conselho de Escola

Pais participam de reunião para discutir importância do Saresp na educação

Responsáveis são membros dos Conselhos Escolares; é esperada a participação de 150 pessoas

Nesta quinta-feira (30), às 19h30, a E.E. Álvaro Guião, localizada no centro da cidade de São Carlos, recebe o Encontro de Conselheiros Escolares para discutir “A participação para a melhoria da qualidade da educação”. O evento, promovido pela Diretoria de Ensino de São Carlos, tem como meta estimular a presença das famílias no ambiente escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Foram convidados pais membros dos Conselhos Escolares, diretores de escolas estaduais e representantes de unidades municipais que participarão da edição 2014 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A avaliação será objeto de discussão de um dos blocos do encontro.

Os participantes também poderão experimentar a merenda servida nas mais de 5 mil escolas da rede estadual e conhecer os programas desenvolvidos pela Secretaria da Educação por meio de um vídeo que será apresentado no final do encontro.

“A ideia é envolver os conselheiros e fortalecer o laço da família com a escola. O Saresp é um dos focos e vamos enfatizar como os pais podem conscientizar os filhos sobre a importância de fazer a prova com dedicação e como este índice influenciará o seu dia a dia em sala de aula” explica dirigente de ensino, Debora Gonzalez Blanco.

Conselho Escolar

O Conselho de Escola é formado por representantes dos pais, alunos, professores, direção e outros funcionários. O órgão exerce seu papel nos âmbitos deliberativos, consultivos, fiscais, pedagógicos e de mobilização. Os membros do conselho definem estratégias para melhorar a organização do espaço físico das escolas, utilização do material didático, turmas e cumprimento das metas dos sistemas de avaliação. A Educação desenvolveu uma cartilha especial para os conselheiros. Leia aqui.