segunda-feira, 28/07/2003

Parceria forma empreendedores

Escola Estadual e Sebrae formam 120 novos empreendedores no curso “Aprendendo a Empreender” A EE Vereador Durval Evaristo dos Santos, da zona sul da Capital, e o Sebrae (Serviço Brasileiro […]

A EE Vereador Durval Evaristo dos Santos, da zona sul da Capital, e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ofereceram o curso “Aprendendo a Empreender” a 120 pessoas, entre alunos, pais e comunidade. O aluno precisava ter 18 anos ou mais e, no mínimo, a formação na 4ª série do Ensino Fundamental para participar das aulas. O objetivo do curso foi despertar o espírito de empreendedorismo nos alunos, com o intuito ensiná-los a gerar renda por meio da criação de cooperativas ou da venda de produtos artesanais.

Durante seis dias, de 21 a 26 de julho, aulas com atividades em grupos trataram de diversos assuntos: empreendedorismo, mercado de trabalho, finanças e planos de negócios. Exemplos da própria comunidade puderam ser usados em sala de aula para ilustrar situações reais de negócios. Para ajudar o pequeno empreendedor a incrementar ou criar suas próprias fontes de renda a escola cedeu a estrutura física enquanto o Sebrae forneceu o material didático.

A formatura da turma de novos empreendedores aconteceu no último sábado (26/07), na própria escola, com a realização de uma “feira de negócios”. Os alunos mostraram um pouco do seu trabalho, estabeleceram novos contatos e trocaram idéias. A escola esteve aberta à comunidade durante todo o evento. Os visitantes puderam até comprar as mostras de criatividade dos participantes do curso “Aprendendo a Empreender”.

Paola Martins e Tatiana Pinheiro