• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/06/2015
Boas Práticas

Parceria leva técnicas de salvamento para 4 mil alunos da rede estadual

Estudantes da Educação serão capacitados em mutirão no dia 6 de junho

A Educação paulista, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), leva para 4 mil alunos da rede estadual de ensino, com idade entre 11 a 18 anos, uma atividade que pode salvar vidas. Os estudantes da capital paulista recebem orientações sobre técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e massagens torácicas para atuarem em caso de emergências.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No próximo dia 6 de junho, os estudantes vão participar de um mutirão de treinamento das massagens promovido pela Socesp. Todos os participantes vão receber certificado e a proposta é que levem os conhecimentos adquiridos a toda comunidade escolar.

De acordo com a Sociedade, as chances de sobrevivência de um infartado são ampliadas em quatro vezes quando o paciente está perto de alguém que seja capaz de reconhecer os sintomas da ocorrência, de pedir o socorro adequado e iniciar os procedimentos de massagem.

Durante o bimestre, os alunos foram incentivados a elaborarem bonecos com material reciclável para que fossem utilizados nos exercícios de ressuscitação. Para isso, foram envolvidos os médicos da Sociedade, professores de arte, ciências, além dos educadores da escola da família. As oficinas foram incluídas nas atividades curriculares e trabalhadas de maneira interdisciplinar.

“As escolas são espaços de interação com a comunidade e polos de multiplicação do conhecimento e de boas práticas. Nossos alunos, estimulados pelos professores, estão empenhados em serem agentes de transformação e contribuírem para o benefício das comunidades escolares”, afirma o secretário da educação, professor Herman Voorwald.