• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/11/2015
Pais e Alunos

Parlamento Jovem Paulista faz uma “viagem no tempo”

Edição comemorativa dos 180 anos da Assembleia Legislativa acontece dia 6 de novembro

O Parlamento Jovem Paulista 2015 fará uma edição especial aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do Estado. No dia 6 de novembro, eles vão ocupar uma das 36 cadeiras dos parlamentares da época de 1835, em comemoração à edição comemorativa aos 180 anos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Excepcionalmente nessa edição, não terá inscrições abertas para outras escolas. Participarão apenas as 36 escolas de edições anteriores que tiveram alunos diplomados como deputados em pelo menos 5 edições. 

O participante deve ser informado pelos seus orientadores sobre a situação da cidade de São Paulo em 1835 e propor soluções para os problemas daquela época. Para se ter uma ideia da viagem no tempo, os estudantes terão que propor leis como se fossem aplicadas em meados de 1835, trazendo melhorias e problemas da atualidade da época do século XIX.

Para participar, o aluno deve preparar um trabalho na forma de um projeto de lei, obedecendo todos os critérios estabelecidos. Em seguida, a escola poderá inscrever mais de um projeto de lei para representá-la.  A comissão do Parlamento Jovem Paulista 2015 – Edição Comemorativa irá selecionar um único projeto por escola, onde o autor será empossado como Deputado Jovem.

Parlamento Jovem 

O Parlamento Jovem é uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que acontece desde 1999 e desde então os alunos da rede são os deputados e deputadas do Parlamento Jovem. Os deputados estaduais dão espaço para os jovens e eles apresentam projetos de leis para melhorar condições de vida, dando novas ideias. Desenvolvem também atividades parlamentares, tudo com assistência da Secretaria Geral Parlamentar, transmitidas pela TV Assembleia. Os projetos dos jovens estudantes são publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.  

Durante a sessão os deputados do Parlamento Jovem Paulista 2015 – edição comemorativa – seguem regras como os deputados estaduais, que obedecem às normas do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e das Constituições Federal e Estadual. Essas regras estão fixadas no Regimento Interno do Parlamento Jovem Paulista 2015 – Edição Comemorativa que também pode ser lido no site da Assembleia. Clique aqui.