quinta-feira, 17/08/2017
Boas Práticas

Participar da produção de vídeos documentários auxiliam estudantes na aprendizagem

Alunos contam com diversas opções de concursos e festivais para elaborar curtas-metragens

A linguagem audiovisual é universal e, além de ser atrativa para crianças e adolescentes, possibilita trabalhar temas sociais importantes de forma criativa com a ajuda da tecnologia. Em todo o estado, alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede podem treinar suas habilidades em concursos e festivais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na capital, os estudantes podem se inscrever do Festival AfroMinuto. Com o intuito de estimular a cultura negra, a premiação homenageará a vida e obra do escritor Paulo Lins. Para participar, os alunos devem produzir filmes com até um minuto de duração e postá-los no Youtube. As inscrições devem ser feitas no site até o dia 2 de outubro. Serão 5 filmes selecionados para a etapa final. A premiação será feita durante a FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – que acontecerá entre os dias 19 e 21 de novembro.

Festivais regionais

O 2º Festival de Curtas-Metragens dos Grêmios Estudantis da Diretoria de Ensino Sul 1 busca apresentar conteúdo criado e dirigido por alunos gremistas da região. Os vídeos de até três minutos devem abordar temas “Intolerância”, “Trabalho infantil” e “Bullying”. As temáticas têm como objetivo promover e incentivar a cultura e a educação em Direitos Humanos. O regulamento está disponível no site da D.E..

Já em Botucatu, cerca de 240 alunos terão a oportunidade de assistir suas criações cinematográficas na IV Mostra de Curtas-Metragens da Diretoria de Ensino de Botucatu, marcada para o mês de setembro. Em sua 5ª edição, a mostra reunirá 72 projetos de 24 unidades de ensino da região sobre o tema “Refletindo sobre aspectos ambientais e culturais da região de Botucatu”.

O evento será realizado em duas etapas: dos dias 21 a 25 de agosto, acontecerá uma mostra interna com debate sobre a produção dos curtas. Na etapa final, a escola indicará um dos filmes para a mostra regional que está prevista para o dia 5 de setembro, no Cine Neli. Os filmes produzidos nas edições anteriores do evento estão disponíveis no site da D.E..