terça-feira, 26/03/2013
Professores e Funcionários

PCNPs participam de Orientação Técnica para Avaliação de Aprendizagem em Processo

Objetivo do encontro é realizar uma leitura crítica sobre a Avaliação de Língua Portuguesa

Amanhã (26) e quarta-feira (27),15 Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico de Língua Portuguesa participaram da orientação técnica “Avaliação da Aprendizagem em Processo: Comentários e Recomendações Pedagógicas” sobre os conceitos e aplicação da avaliação para os alunos da rede estadual. Participando pela primeira vez do encontro, os docentes irão abordar de maneira crítica o conteúdo disponível no exame.

No total, foram selecionados os PCNPs das Diretorias Regionais de Ensino de Suzano, São Bernardo do Campo, Itapetininga, Campinas Oeste, Guarulhos Norte, Araçatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Sertãozinho, Tupã, Marília, Taquaritinga, Bauru e São Paulo-Sul 3.

Nessa reunião, os servidores farão uma leitura crítica da avaliação que será realizada no segundo semestre de 2013, identificando as melhores formas de aplicação, para um melhor rendimento dos alunos, além de trocar experiências e propor alterações no conteúdo do exame.

Roseli Cordeiro, integrante da equipe de Língua Portuguesa, comenta a importância dessa iniciativa para a rede estadual. “Esta ação é de extrema importância para os professores envolvidos porque eles têm a possibilidade de avaliar a prova com antecedência e preparar as orientações necessárias, além de recomendações pedagógicas, se tornando um instrumento de apoio ao currículo de docentes e alunos”, ressalta a educadora.

O encontro dos educadores acontece amanhã (26) e quarta-feira (27), no endereço Largo do Arouche, 6º andar, sala 2, das 8h30 às 17h30, no centro da capital paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Avaliação da Aprendizagem em Processo – Língua Portuguesa

A 5ª edição da avaliação da Aprendizagem em Processo de Língua Portuguesa contará com 15 questões objetivas, além da redação para o 6º, 7, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e para a 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os exames foram produzidos com base nos conteúdos e habilidades do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, Caderno do Aluno e do Professor: Língua Portuguesa, Matriz de Referência para a Avaliação do Saresp, Prova Brasil, ENEM e Saresp. O intuito da prova é apoiar o trabalho do professor em sala de aula, além de auxiliar na elaboração do plano de ação para a melhoria na aprendizagem dos estudantes.