• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 23/01/2015
Livros

Pesquisa inédita da Educação detecta que livros de aventura são os preferidos

Questionário foi respondido por mais de 145 mil alunos da rede estadual

A Educação acaba de finalizar um levantamento com 145 mil alunos e os dados formam um mapeamento inédito sobre os gostos literários do jovem paulista. Por meio de um questionário respondido pela internet foi possível detectar que os livros de aventura são os preferidos dos estudantes, estilo escolhido por 22% dos participantes da pesquisa.

O segundo tipo de leitura preferido somou 14% das preferências e correspondem aos livros de terror. Em terceiro lugar foram os livros de comédia com 12%.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A pesquisa foi destinada ao 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além do Ensino de Adultos e Jovens (EJA). Os dados ainda são parciais e o objetivo da pesquisa é traçar novas diretrizes para o Programa Apoio ao Saber, projeto que incentiva a leitura e nos últimos cinco anos já distribuiu mais de 10 milhões de livros aos alunos da rede estadual.

Entre os títulos de aventura já entregues para os estudantes e que contribuíram para o primeiro lugar na preferência estão “História sem Fim” (Michael Ende) e “Dom Quixote de La Mancha” (Miguel de Cervantes / Ferreira Gullar). Para os amantes dos livros de terror a Secretaria já distribuiu clássicos como “O Fantasma de Canterville” (Oscar Wilde) e “Contos Clássicos de Vampiro” (Vários Autores). Os que apreciam poesia têm na coleção “Memórias Inventadas” (Manoel de Barros) e “Antologia Poética” (Carlos Drummond de Andrade).

– Conheça aqui o resultado da pesquisa

“A literatura está presente na vida escolar dos alunos da rede estadual de ensino e são diversas ações para aproximar os jovens dos livros, dentro e fora das salas de aula. Nós acreditamos que o gosto pela leitura pode ser disseminado pelos nossos alunos e por isso a comunidade também faz parte dos nossos programas”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Este ano, a Secretaria vai levar bibliotecas a céu aberto para todas as Escolas da Família. A partir de fevereiro, quando as atividades gratuitas retornam aos finais de semana, a orientação é para que as 2,3 mil unidades do programa sejam palcos de eventos literários. Intitulado “Comunidade Leitora”, o projeto tem como foco incentivar o hábito da leitura em todas as faixas etárias, de crianças a idosos moradores do entorno do bairro. A ideia é promover, aos sábados e domingos, rodas de contação de história, saraus, encontros com escritores, produção de textos, teatro e até exposição com clássicos da literatura infantil.