segunda-feira, 01/08/2016
Alimentação Escolar

Alunos da rede provam a primeira receita do novo cardápio da alimentação escolar

Projeto piloto “Cozinheiros da Educação” inicia-se na escola E.E. Maria José

A alimentação escolar dos estudantes da E.E Maria José, localizada na região central de São Paulo, foi diferente nesta segunda-feira (dia 1º). Eles foram os primeiros alunos da rede a provar os pratos executados pelas merendeiras orientadas pela chef Janaina Rueda. A ação integra o piloto do projeto “Cozinheiros da Educação”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Arroz integral com lentilha, salada de beterraba e ovo estufado com repolho foi o primeiro prato oferecido aos alunos. Para a chef, a prática da alimentação saudável será um ponto fundamental do projeto. “A gente vai ter que fazer um trabalho de reeducação alimentar. Que é eles pararem de comer coisas industrializadas para trocar pela merenda saudável. Acho que esse vai ser um trabalho também nosso”.

Para o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Cleber Rodrigues Almeida Santos, a diferença entre a alimentação servida anteriormente e a apresentada nesta segunda-feira está no sabor. “Você come a comida assim e você vê que ela é mais cheia e com mais conteúdo. Ela é mais gostosa”, disse.

Ainda nesta semana, os alunos vão poder provar strogonoff, feijoada, macarrão com moela e peixada. “Eles vão amar as receitas dos próximos dias e a gente está pronto para servi-los”, disse Irene Pacheco, responsável pela merenda da escola.

Sobre o projeto

Comandado pela chef Janaina Rueda, o principal objetivo do projeto “Cozinheiros da Educação” é agradar o paladar dos estudantes, sem esquecer das taxas nutricionais previstas na alimentação diária. Dessa forma, serão introduzidos dez novos pratos no cardápio da merenda escolar, cuja elaboração provém de alimentos frescos e nutritivos, que já estão disponíveis na despensa das unidades escolares, com supervisão de nutricionistas da Educação e apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A chef vai transmitir a mais de duas mil merendeiras da rede estadual de ensino técnicas de preparo e sugestão de temperos. A previsão é que os alunos tenham esse cardápio disponível nas escolas a partir do segundo semestre deste ano.