• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/07/2016
Boas Práticas

Plantio de árvores revitaliza e muda ambiente de escolar

Atividade aconteceu em escola de Ferraz de Vasconcelos, município de São Paulo

A preservação do Meio Ambiente é cada vez mais importante em nosso planeta. E foi pensando em contribuir com essa causa que alunos e professores da E.E. Professor Mario Manoel Dantas de Aquino, localizada na cidade de Suzano, tiveram a ideia de revitalizar espaços da escola que não estavam sendo utilizados com o plantio de árvores frutíferas. A ação aconteceu durante a Semana do Meio Ambiente, comemorada em junho.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O projeto envolveu toda a escola, com alunos do Fundamental e do Médio nos três períodos. Também fizemos uma parceria com a comunidade local e com a ONG Nômades Turísticos, que nos cederam as mudas”, afirma o professor Sergio Arlow.

Na parte da frente da unidade de ensino, alunos e professores plantaram mudas de coqueiros e algumas árvores ornamentais – aquelas que trazem grande valor estético e ajudam a tornar o ambiente mais bonito. Já no interior da escola, próximo à horta utilizada para o plantio de alimentos saudáveis, os estudantes plantaram mudas de árvores frutíferas e plantas medicinais.

“Montamos esse projeto para interagir com a comunidade escolar. E as famílias da região também participaram. Ao final emitimos certificados para os alunos que participaram”, explica o educador.

Protagonismo juvenil

Além da sustentabilidade, a escola possui também outros projetos que incentivam o protagonismo juvenil. Um deles é a TVEMM, canal escolar no qual os alunos apresentam trabalhos e aprendem sobre produção de vídeos, roteiros e entrevistas.

A escola também mantém no ar um blog, produzem jornais mensais e participam de atividades na USP. “Somos parceiros do projeto Viver na USP. Uma vez por mês eles vão na universidade e nós gravamos todas as ações de nossos alunos na USP”, conclui Sergio. 

Se você também deseja nos contar sobre alguma boa prática que exerce em sua escola, escreva para o e-mail educacaoinspira@educacao.sp.gov.br.