sexta-feira, 11/08/2017
Boas Práticas

Últimos dias para realizar inscrição do Prêmio Gestão Escolar

Boas práticas de diretores podem ser premiadas; o prazo se encerra na segunda-feira (14)

Diretores das mais de 5 mil escolas da Secretaria da Educação de São Paulo podem se inscrever no Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), até a próxima segunda-feira (14).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em quase 20 anos, mais de 34 mil escolas públicas brasileiras responsáveis por criar, mobilizar e colocar em prática projetos inovadores em prol da qualidade do ensino disputaram o prêmio. Assim como nas edições anteriores, a inscrição é online, clique aqui, e aberta a unidades de ensino regular Fundamental e Médio.

Para participar do prêmio, os candidatos devem enviar um plano de ação sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas. Além disso, em conjunto com professores, famílias e estudantes, os diretores são convidados a elaborar uma autoavaliação. O documento é composto por quatro dimensões: planejamento e ações pedagógicas, resultados educacionais, gestão participativa, gestão da infraestrutura: recursos e serviços.

Foi exatamente o que fez Maria Elizabete Fernandes de Oliveira, diretora da E.E. Antonio Kassawara Katutok, no munícipio de Gabriel Monteiro (região de Birigui). A unidade foi vencedora da etapa estadual e uma das cinco finalistas gerais da edição 2015 com o projeto de sustentabilidade. Na escola, alunos e professores criaram juntos um sistema integrado que inclui captação de água, bosque, horta e compostagem.

As 21 escolas “Destaque Estadual/Distrital” participarão de uma viagem de intercâmbio nacional. Já as cinco escolas selecionadas como “Destaque Regional” participarão de uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina. E a escola selecionada como “Referencia Brasil” será premiada com R$ 30 mil e o respectivo diretor receberá uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina.