• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/02/2015
Ensino Integral

Primeiro dia de aula nas escolas da rede é marcado pelo “acolhimento” de novos alunos

Veteranos organizaram gincanas e dinâmicas de grupo para ajudar na socialização dos recém-chegados

Mais de 4 milhões de alunos da rede estadual voltaram às aulas nessa segunda-feira (2). O retorno foi marcado com muita alegria e interação entre os veteranos e recém-chegados as 5 mil escolas do Estado de São Paulo.

Na zona norte da capital paulista, a Escola do Novo Modelo de Tempo Integral Casimiro de Abreu realizou o “Dia do Acolhimento” para recepcionar 160 novos estudantes matriculados em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental ou séries do Ensino Médio.

O evento fixo no calendário escolar das 257 unidades que aderiram ao modelo de ensino é levado a sério pelos estudantes. Desde novembro de 2014 eles organizam os detalhes das dinâmicas de grupo e gincanas que têm como objetivo ajudar no processo de socialização.

“Os novos são acolhidos por alunos antigos. O fato de serem pessoas da mesma idade os faz entender que o aluno tem mais voz e é o protagonista da escola”, explica a vice-diretora Cláudia Bertelli.

Este será o primeiro ano de Gabriel Meirelles na escola. Ex-aluno da rede particular, ele pediu aos pais para fazer sua transferência após conhecer o modelo de ensino com o 8 horas e meia de aula, além de disciplinas eletivas. “Minha expectativa é de estar uma sala bem legal, com pessoas divertidas e bom aprendizado”, diz.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Já, Julia Costa foi influenciada pelos comentários do irmão, aluno do Casimiro de Abreu há um ano. “Aqui ele aprendeu muitas coisas novas e fez vários amigos. Estou confiante que a escola vai ser boa”. Sua mãe, Aristotel Costa, a acompanhou até o portão da unidade. Ela aprova a ação dos veteranos. “O primeiro dia de aula em uma escola nova assusta e causa um pouco de insegurança. O acolhimento faz com que eles conheçam e comecem a sentir a escola para quando começar o ritmo de aulas eles já estarem mais à vontade”.

Conheça a rede

Você sabia que a rede estadual tem mais de 230 mil professores e 8 mil alunos estrangeiros? Para apresentar os números e serviços oferecidos aos estudantes e servidores, o Portal da Educação fez um infográfico especial de volta às aulas. Clique aqui e conheça essas informações.